SÃO LUÍS - Um dos mais antigos blocos tradicionais de São Luís, o “Fuzileiros da Fuzarca” comemora neste Carnaval 71 anos. Mesmo sem fazer uma festa especialmente para o aniversário, o bloco conta com muita disposição dos integrantes para fazer mais um carnaval.
Uma volta ao passado revivendo a antiga batucada. Era esse o som que animava os cortejos da folia em São Luis. Uma tradição mantida pelo bloco Fuzileiros da Fuzarca. A velha guarda mantêm viva as raízes do Carnaval.
O bloco preserva a memória do autêntico Carnaval maranhense. Os Fuzileiros da Fuzarca sobreviveu às mudanças e mantêm a mesma batucada de 71 anos atrás.
Foi no dia 11 de fevereiro de 1936 que um grupo de compositores, apaixonados por samba e Carnaval, resolveu colocar o bloco na rua. O "Fuzileiros da Fuzarca" iniciou uma história de alegria e resistência.
Tudo é como antigamente. Nas roupas a cor oficial é o branco e o preto, mas o figurino também chama a atenção pelo estilo clássico: os homens usam cartola e terno.
A tradição continua na confecção dos instrumentos. Para não perder a essência do toque, a percussão é feita com instrumentos de couro.
As mulheres completam a agitação, mas não foi sempre assim. Só depois que conquistaram o direito de brincar é que as chamadas "pastoras" puderam desfilar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.