SÃO LUÍS - Está confirmada a realização da Festa das Baianas neste sábado (10), a partir das 21h, na Quadra da Favela do Samba, que irá também comemorar a data do aniversário de nascimento da militante política Maria José Aragão (falecida em 1992), que foi tema da Escola e desfilou pela agremiação favelense nos anos de 89 e 92.
Maria Aragão foi um ícone das lutas em favor dos menos favorecidos e desde que foi homenageada pela Favela do Samba, a data do seu aniversário é festejada com atividades na quadra daquela agremiação carnavalesca. “Essa atividade é uma forma de reconhecermos a importância de Maria Aragão no meio sócio-político e cultural de nossa terra, fazendo com que as gerações mais novas tomem conhecimento de sua luta e sonhos por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”, declarou o Diretor de Carnaval da Favela do Samba, Euclides Moreira Neto.
Por outro lado, chegando a reta final da temporada pré-carnavalesca 2007, a Direção da Favela do Samba está confirmando apresentação da Bateria Carcará daquela agremiação carnavalesca para este final de semana, com apresentações da Bateria Carcará na festa da imprensa no escritório Bar (Madre Deus); nos bairros da Cidade Operária (Quadra da Centro de Ensino Médio Maria Aragão), no Viva João Paulo, em frente a casa do folião Antonio Chaves, que organiza a Ala para a escola; no Viva Anjo da Guarda; na Praça Maria Aragão, neste sábado, além da participação super especial na festa das baianas da Favela que será realizada na Quadra da escola a partir das 21h.
Dizem ainda às informações que os trabalhos de barracão estão em ritmo acelerado e todo o trabalho de solda de ferragens deverá ser concluído até sexta-feira, 09 de fevereiro, ficando os detalhes finais para a equipe de decoração. Diz ainda a direção de carnaval da escola, que na próxima terça-feira, às 21h, a escola fará um ensaio técnico na Avenida dos Africanos, com a participação das Alas coreografadas, casais de mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, bateria, Ala de Baianas e demais alas que compõem o projeto de carnaval da Favela do Samba.
Fantasias
Várias Alas da Escola já estão com suas fantasias esgotadas, todavia ainda há Alas com disponibilidade para os foliões retardatários, para isso esses brincantes deverão procurar os organizadores das alas e fazer suas reservas. Segundo o Professor Euclides Moreira Neto, Diretor de Carnaval da Favela do Samba, vários foliões de outros estados estão confirmando suas participações no desfile da escola do Sacavém. Esses foliões são fãs de Zeca Baleiro e vem a São Luís exclusivamente para prestar homenagem aos homenageado da Favela do Samba.
Enredo
Como já é do conhecimento público, para o carnaval de 2007, a Nação Favelense irá fazer uma viagem alegórica pelos diversos estilos e gêneros musicais da humanidade, à partir da experiência do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.
Zeca Baleiro é um poeta, que sem dúvida, se sobressai no cenário artístico nacional pela sua diversidade de obras musicais, que vão desde o romântico ao pop; ou desde o regional ao religioso; ou desde repentes ao blues, e assim por diante. Baleiro se sobressai também pela forma despojada de ser, utilizando muitas das vezes figurinos extravagantes e carregados de elementos simbólicos.
A escola pretende um roteiro dinâmico, como a própria experiência de Zeca Baleiro na música, fazendo uma viagem que vem da mitologia grega, onde, à partir do mito Orfeu, vai percorrer o mundo árabe (terra natal do pai de Zeca), até chegar ao universo maranhense onde ele nasceu, viveu sua infância (principalmente na cidade de Arari, na baixada maranhense) e enveredou-se pelo mundo da música, convivendo com uma diversidade musical impressionante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.