Carnaval 2015

Você sabe o que consumir antes de curtir o Carnaval?

Confira os alimentos mais indicados.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
Carnaval 2015
Carnaval 2015 (google)

Para quem gosta de folia, chegou a melhor época do ano, o Carnaval. E para aguentar essa festa com muita disposição e, principalmente saúde, que tal fazer boas escolhas de alimentação? Pensando nisso, a nutricionista Andrea Galdino Figueiredo, elaborou algumas dicas para garantir um Carnaval a todo vapor. Confira:

Hidratação é a regra de ouro: não é novidade que a curtição do Carnaval é regada a bebidas alcoólicas e muita exposição ao sol – fatores que podem causar desidratação. “Se for beber, que seja com moderação e, além disso, o ideal é intercalar uma dose de bebida com água mineral, água de coco ou sucos naturais”, ressalta a nutricionista.

Pontapé inicial pra folia: café da manhã: um bom café da manhã pode ser a chave para um dia de festa sem muitos prejuízos ao corpo. Andrea dá receitas de cardápios nutritivos: “pode-se comer pão integral com queijo branco e suco de frutas, leite desnatado batido com fruta e aveia ou um iogurte natural com granola e frutas picadas”.

Fonte de energia: carboidratos são a grande referência quando se fala em energia. “Prefira macarrão, pães e arroz integrais, que são de melhor qualidade para o organismo”, aconselha a especialista.

De olho na higiene e qualidade: nesse período, é normal que as pessoas recorram à comida mais próxima na hora de se alimentar, mas a prática pode ser um perigo. “É preciso observar a higiene do local, e também a apresentação de quem prepara e vende a refeição. Perceba, por exemplo, se o vendedor lava as mãos entre o manuseio do dinheiro e do alimento”, alerta a Andrea. “E evite quitutes perecíveis, como maionese, leite e derivados, frutos do mar e embutidos. Comidas expostas ao sol, poeira e insetos também trazem alto risco de intoxicação alimentar”, completa.

Xô, gordura: comidas mais gordurosas e pesadas, como carnes vermelha, pele do frango, frituras e queijos amarelos são alimentos de difícil digestão e podem causar aquela sensação de sonolência, cansaço e indisposição. Fuja dessas opções!

E pra levar?: uma boa saída para manter a nutrição durante os dias de folia é ter na bolsa alimentos fáceis de carregar. Castanhas, barras de cereais e frutas secas são boas escolhas.

Não se esqueça de recarregar a bateria: para manter o ritmo no dia seguinte, a nutricionista sugere: “Após a festa, recupere as horas de sono perdidas e consuma bastante frutas e legumes, ricos em vitaminas e minerais importantes para restabelecer o organismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.