Para a massa ficar bem verdinha tem dois segredos: prestar atenção para não cozinhar o espinafre em excesso e bater as folhas cozidas aos ovos antes de incorporar à massa. Pronto, agora é botar a mão na massa e impressionar os convidados.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
- 4 xícaras (chá) de folhas de espinafre (½ maço)
- 4 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de Preparo
- Destaque as folhas de espinafre dos talos e lave sob água corrente. Transfira para uma panela média, junte a água, tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, até as folhas ficarem bem macias – não cozinhe o espinafre demasiadamente, é importante que ele fique macio, mas sem perder o tom de verde.
- Escorra o espinafre numa peneira e pressione com uma colher para retirar bem a água. Enquanto amorna, separe os outros ingredientes – assim o calor do espinafre não cozinha os ovos.
- Assim que o espinafre estiver morno, aperte bem as folhas com as mãos para tirar todo o líquido e transfira para o liquidificador – é importante espremer bem as folhas para que a água não interfira na umidade da massa.
- Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e junte ao espinafre – se um estiver estragado você não perde a receita. Bata por 2 minutos até triturar bem o espinafre.
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal, abra um buraco no centro e despeje os ovos batidos com o espinafre. Com um garfo, vá incorporando o líquido à farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela.
- Termine de misturar com as mãos até formar uma bola. Transfira para a bancada levemente enfarinhada e sove até a massa ficar bem lisa e macia, por cerca de 10 minutos – a massa com espinafre é mais úmida, não incorpore farinha demais na sova, para que não fique ressecada e dura. Forme uma bola, embale com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos antes de abrir.
- Passado o tempo de descanso, polvilhe a bancada com farinha, desembale a massa e, com uma espátula (ou faca), divida em 6 partes – assim fica mais fácil de abrir. Mantenha os pedaços de massa cobertos com um pano para que não ressequem durante o processo de abertura.
- Abra a massa até ficar com cerca de 1 mm de espessura. Dica: para fazer massas recheadas abra a massa numa espessura um pouco mais fina.
- Aperte delicadamente a porção de massa para deixar no formato de um retângulo – assim fica mais fácil de abrir para cortar no formato desejado. Polvilhe a bancada, a massa e o rolo com farinha. Abra a massa até ficar com cerca de 1 mm de espessura, polvilhando com farinha durante todo o processo e corte no formato desejado.
- Polvilhe a bancada (ou uma travessa) com farinha e coloque a massa cortada e enfarinhada. Cubra com um pano de prato para a massa não ressecar.
- Para cozinhar a massa: leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e adicione a massa. Mexa de vez em quando, até ficar al dente – atenção: o tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura e formato da massa.
- Escorra o macarrão e sirva com o molho de sua preferência.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.