SÃO LUÍS - O mês de outubro no esporte foi marcado por dois grandes eventos em São Luís: a Supercopa do Brasil de Vôlei Masculino e a Copa das Seleções Vozes da Amazônia. Nesse período, o Brasil venceu a Copa do Mundo de Futsal pela sexta vez, mas se despediu do lendário boxeador Maguila. Relembre o que foi destaque em outubro no Imirante Esporte!
Sada Cruzeiro vence o SESI Bauru e conquista o hexa da Supercopa Masculina em São Luís
Uma das principais competições da temporada 2024/25 do vôlei brasileiro, a Supercopa do Brasil de Vôlei Masculino foi realizada no Ginásio Castelinho, com um jogaço entre o SESI Bauru, atual campeão da Superliga Masculina, e o Sada Cruzeiro, vencedor da última edição da Copa do Brasil. Diante de uma torcida animada, que prestigiou duas das melhores equipes do país e vibrou a cada lance, o Cruzeiro conseguiu se impor diante do SESI, venceu por 3 sets a 1 e comemorou o hexa da Supercopa em solo maranhense.
Empurrado pela maior parte da torcida que lotou o Castelinho, o SESI Bauru tentou dominar as ações diante do Sada Cruzeiro, mas a equipe mineira, liderada pelos experientes Lucão, Douglas Souza e Rodriguinho, venceu o primeiro set por 25 a 17. O SESI reagiu rápido e deixou tudo igual na partida após vitória por 27 a 25 no segundo quarto, mas a equipe mineira não se intimidou, venceu o terceiro set por 25 a 17 e fechou o jogo com um 25 a 18 no quarto set, conquistando o seu segundo título na temporada, após sagrar-se campeão mineiro.
Brasil vence clássico contra a Argentina e fica com o título da Copa das Seleções Vozes da Amazônia
A Copa das Seleções Vozes da Amazônia, realizada em São Luís, chegou ao fim com um dos maiores clássicos do futebol mundial: invictas na Copa, as seleções másters de Brasil e Argentina fizeram um confronto direto pelo título no Estádio Castelão, em jogo válido pela terceira e última rodada da competição. Com maior entrosamento e habilidade no ataque, a Seleção Brasileira dominou as ações, derrotou os argentinos por 3 a 0 e conquistou a Copa das Seleções, para celebração dos torcedores que prestigiaram a partida. Os gols da vitória brasileira foram marcados por Giovanni (2) e Somália.
Além da disputa esportiva com Brasil, Argentina, Uruguai e Angola, a Copa das Seleções Vozes da Amazônia contou com uma extensa programação que busca a valorização dos povos originários, da igualdade racial e de gênero, da diversidade LGBTQIA+ e da luta pelos direitos das mulheres.
Estádio Castelão perde disputa para receber jogo entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a partida entre Brasil e Uruguai, marcada para o dia 19 de novembro e válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Estádio Castelão, em São Luís, apareceu como candidato a sediar o duelo da Seleção Brasileira diante dos uruguaios, mas perdeu a disputa contra a capital baiana, cujo maior estádio foi reinaugurado em 2013 e já recebeu jogos da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
Por causa da possibilidade de receber o jogo entre Brasil e Uruguai, o Estádio Castelão passou por uma série de reformas, com o objetivo de garantir mais conforto e segurança aos jogadores e aos torcedores do futebol maranhense, além de modernizar o espaço, obedecendo aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para receber grandes eventos esportivos.
Seleção Brasileira conquista o hexa da Copa do Mundo de Futsal
A Seleção Brasileira entrou para a história no Uzbequistão. Os brasileiros conquistaram o hexacampeonato mundial de futsal ao vencer os argentinos por 2 a 1 na final da Copa do Mundo.
Os gols da vitória na Humo Arena, em Tashkent, foram marcados por Rafa Santos e Ferrão, ambos no primeiro tempo. O goleiro Willian teve uma atuação impressionante e fechou o gol. A Argentina descontou nos minutos finais com Rosa.
Maguila, lenda do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Morreu José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado e uma das direitas mais pesadas do boxe brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. Com seu jeito carismático e suas entrevistas folclóricas, foi cativando o público. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
Continua após a publicidade..
Maranhense Ciro Sobral conquista primeiro pódio internacional na Fórmula 4 Brasil
O piloto maranhense Ciro Sobral, da TMG Racing, teve um desempenho de destaque na quinta etapa da Fórmula 4 Brasil, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional, que ocorreu no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, na Argentina.
Com muito talento e personalidade, Ciro Sobral conquistou o primeiro pódio internacional da carreira após chegar em terceiro lugar na Corrida 2 de um evento histórico para a F4 Brasil, que realizou as suas primeiras corridas em circuitos no exterior, e subiu para o quinto lugar na classificação geral da categoria-escola.
"Superclássico das urnas" termina sem candidatos eleitos em São Luís
O ano ruim de Moto Club e Sampaio Corrêa nesta temporada se refletiu nas urnas. No “Superclássico” da urnas, o presidente afastado do Papão, Mário JR, e o atacante da Bolóvia Querida, Pimentinha, não conseguiram se eleger entre os 31 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Luís. O dirigente motense teve 293 votos e o “xodó” da torcida boliviana acumulou 841 votos.
Do Partido da Renovação Democrática (PRD), Pimentinha ficou como suplente e ainda tem chance de assumir uma cadeira na Câmara Municipal, em caso de renúncia, morte, licença-médica ou ida para cargo no Executivo de algum vereador eleito. Candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), Mário JR também se tornou suplente.
Graça Brito/Be Brave fica com o vice-campeonato da Superliga C
O Graça Brito/Be Brave disputou a grande final da Etapa Nordeste da Superliga C de Vôlei Masculino, realizada em São Luís, diante do Norde Vôlei-CE, em duelo de equipes com 100% de aproveitamento na competição. A equipe maranhense lutou muito em busca do título da divisão de acesso, mas o time cearense se impôs em quadra e garantiu o título após vitória por 3 sets a 0 (25/19, 25/6 e 25/16) no Ginásio Costa Rodrigues.
Em sua participação na Superliga C de Vôlei Masculino, o Graça Brito/Be Brave teve quatro vitórias e apenas uma derrota em cinco partidas. Na primeira fase, o time maranhense venceu os três jogos contra Vini Vôlei-SE, CRB e Sampaio Corrêa, garantindo a liderança isolada do Grupo A. Já nas semifinais, o Graça Brito venceu o Cavalo de Aço/AABB, também do Maranhão.
Brasil goleia o Peru e se consolida no G6 das Eliminatórias Sul-Americanas
O Brasil goleou o Peru por 4 a 0 em partida válida pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 e disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Dominante durante todo o jogo, a Seleção Brasileira garantiu a vitória na capital federal com gols de Raphinha (2), Andreas Pereira e Luiz Henrique.
Diante de uma seleção peruana fechada na defesa, o Brasil pressionou desde o começo de jogo no Mané Garrincha e abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Raphinha. Já na segunda etapa, a Seleção Brasileira manteve o ritmo e ampliou a vantagem em nova cobrança de pênalti de Raphinha, aos oito minutos. Depois disso, o Brasil se soltou ainda mais e não teve dificuldades para transformar a vitória em goleada: Andreas Pereira marcou o terceiro gol com um belo voleio aos 25 minutos, e Luiz Henrique fechou o placar com um chute colocado da entrada da área aos 28 minutos.
São José de Ribamar perde jogo contra o IAPE por falta de médico em ambulância
O São José de Ribamar foi derrotado por W.O. pelo IAPE, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Segundinha Maranhense, por causa da falta de um médico no Estádio Nhozinho Santos. Mandante da partida, o Peixe-Pedra tinha a responsabilidade de providenciar uma equipe médica para a ambulância, porém, não cumpriu a determinação, e a arbitragem confirmou a vitória do Canário da Ilha.
De acordo com o Artigo 149, Inciso IV, da Lei Geral do Esporte, é responsabilidade do clube mandante "disponibilizar um médico e dois profissionais de enfermagem, devidamente registrados nos respectivos conselhos profissionais, para cada 10 mil torcedores presentes ao evento".
Saiba Mais
- Rayssa Leal no topo do mundo e maranhenses brilhando no Prêmio Brasil Olímpico: confira os destaques de dezembro no esporte
- Agente da SMTT atropelado, falso médico condenado, artista de circo vítima de estupro volta a se apresentar: veja como foi o mês de dezembro
- Vereadores começam a 'bater ponto': veja como foi o mês de dezembro na política
- Thaynara OG reforça pluralidade do Nordeste, Paula Nordestina canta em programa de Frank Aguiar: veja como foi o mês de novembro
- Acidente em SP, morte professor Junerlei, estupro em circo: veja como foi o mês de novembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte