Parabéns, Bolívia!

Sampaio Corrêa comemora 101 anos nesta segunda-feira (25)

Bolívia Querida usa suas redes sociais para ressaltar a história do maior vencedor do futebol maranhense.

Imirante Esporte

Atualizada em 25/03/2024 às 10h58
Torcida do Sampaio Corrêa em jogo no estádio Castelão (Ronald felipe/SampaiocorreaFC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa completa 101 anos nesta segunda-feira (25). A Bolívia Querida usou suas redes sociais para celebrar a data e afirmou que “Há motivos para celebrar, sim”, em referência ao ano do centenário do clube, marcado pelo rebaixamento na Série B. Fundado no dia 25 de março do ano de 1923, em São Luís, o Sampaio Corrêa tem uma história gloriosa, sendo o único time do Brasil a conquistar três divisões do Campeonato Brasileiro, o único maranhense com títulos nacionais e o maior campeão estadual, com 36 taças. Fundado por pescadores, carvoeiros e engraxates, o clube tricolor nasceu como um time do “povão”. 

Em suas redes sociais, o Sampaio Corrêa exaltou a história do clube. "Celebre, cante e vibre. 101 anos para bater no peito e bradar o quanto toda essa história significa para um povo que não se cansa de amar as três cores mais intensas do universo". 

O Sampaio Corrêa nasceu quando um grupo de amigos que criou a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, que tinha sua sede na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do Bairro do Lira, que dão acesso à Rua do Passeio (Bairro São Pantaleão), no centro de São Luís. 

A origem do nome do clube vem de um Hidroavião, que se chamava Sampaio Corrêa II e desceu em São Luís, na Praia do Caju, onde hoje fica a Avenida Beira Mar. Esse evento ocorreu dia 12 de dezembro de 1922. Os pilotos desse Hidroavião eram o brasileiro Pinto Martins e o americano Walter Hinpton, que estavam fazendo a primeira viagem aérea entre as Américas, levantando voo dos Estados Unidos para o Brasil.

As tradicionais cores do uniforme Sampaio Corrêa, segundos os historiadores, foram inspiradas nos uniformes dos pilotos.  O americano Walter Hinpton usava um macacão vermelho e branco, referência às cores da bandeira americana, e o brasileiro, Pinto Martins, usava camisa verde e amarela. Assim, com essas inspirações, o uniforme do Sampaio Corrêa foi desenhado com as cores verde, amarelo, vermelho e branco.

Se as cores da camisa do Sampaio foram inspiradas nos uniformes dos pilotos, o modelo surgiu com inspiração na camisa do Fluminense, do Rio de Janeiro. Segundo informações do site do Sampaio, a camisa do time foi desenhada e estilizada por Gervásio Sapateiro. Os calções eram de cor cáqui e meiões cinza, baseados nos macacões e polainas dos pilotos.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.