SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético encerrou a sua inédita participação na Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (27), com dois sentimentos opostos: a alegria por um resultado histórico diante de sua torcida, no Estádio Castelão, e a tristeza pela eliminação precoce no Nordestão, mesmo fazendo uma grande campanha entre as melhores equipes da região. Com muita determinação e um segundo tempo impecável, o MAC conseguiu uma vitória de virada por 3 a 2 sobre o forte time do Fortaleza, time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, mas ficou fora das quartas de final da Copa do Nordeste, já que não conseguiu chegar ao G4 do Grupo A, mesmo fazendo a sétima melhor campanha entre os 16 times da fase de grupos do torneio regional.
Saiba mais:
Zé Augusto se emociona após virada histórica do Maranhão Atlético: "Terminamos de cabeça erguida"
VÍDEO: Melhores momentos de Maranhão Atlético 3 x 2 Fortaleza
Jogando em casa e focado em lutar até o fim pela vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste, o Maranhão Atlético trabalhou para fazer uma atuação equilibrada no primeiro tempo, mas o Fortaleza foi superior e abriu 2 a 0, com gols de Moisés, aos 18 minutos, e Lucero, aos 41. Na volta do intervalo, o MAC avançou as suas linhas, não se intimidou com o resultado adverso e construiu uma virada heroica no Castelão: Felipe Cruz diminuiu o prejuízo aos seis minutos, Vinícius Barata empatou o confronto em cobrança de pênalti aos 22, e Clessione, aos 37 minutos, decretou a vitória do Quadricolor.
Com a vitória no Castelão, o Maranhão Atlético chegou aos 14 pontos e se despede da Copa do Nordeste na sexta colocação do Grupo A. Para avançar às quartas de final, além de derrotar o Fortaleza, o Quadricolor precisava de dois tropeços entre os seus cinco rivais na chave, porém, o secador não funcionou: Sport, CRB, Botafogo-PB, Ceará e Vitória venceram os seus compromissos na rodada final da fase de grupos e ficaram na frente do MAC. Se estivesse no Grupo B, o MAC garantiria a vaga para o mata-mata do Nordestão com a segunda melhor campanha. Já o Fortaleza, mesmo com apenas oito pontos, segue na disputa pelo título da competição regional, se classificando na vice-liderança do Grupo B.
Fora da Copa do Nordeste, mas de cabeça erguida, o Maranhão Atlético volta agora as suas atenções para a disputa do Campeonato Maranhense, onde é o atual campeão. O Quadricolor enfrenta o Imperatriz na tarde deste sábado (30), às 16h, no Estádio Castelão, pela 13ª e penúltima rodada da fase de grupos do Estadual, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também neste sábado, mas a partir das 16h40, o Fortaleza inicia a decisão do Campeonato Cearense diante do Ceará, na Arena Castelão.
O jogo
Precisando da vitória em casa para manter vivo o sonho da classificação, o Maranhão Atlético até tentou se impor diante do Fortaleza, mas o Leão do Pici, além de segurar as tentativas do Quadricolor, levava perigo nos contragolpes. Logo aos cinco minutos, Lucero deu um passe na medida para Moisés, que arriscou o chute e quase abriu o placar para o Fortaleza. O Maranhão só respondeu aos 14, em cobrança de falta de André Radija, que passou longe do gol.
Continua após a publicidade..
Sem conseguir dominar as ações, o Maranhão Atlético recuou as linhas, e o Fortaleza aproveitou. Aos 18 minutos, Moisés recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, passou pela marcação, tabelou com Lucas Sasha e bateu colocado, no canto esquerdo de Jean. Mesmo em vantagem, o Leão do Pici manteve o domínio da partida: aos 32 minutos, Kuscevic aproveitou cobrança de falta de Marinho, desviou de cabeça e levou perigo ao goleiro Jean.
Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético quase conseguiu o gol de empate no Castelão. Aos 39 minutos, Vinicius Barata fez bela jogada individual e serviu Vander, que bateu de primeira, mas mandou a bola por cima do gol. O Fortaleza, por sua vez, mostrou eficiência e ampliou a vantagem aos 41, com Lucero, que recebeu passe na grande área, limpou a marcação e chutou forte, no ângulo esquerdo de Jean.
MAC tem atuação espetacular e consegue virada histórica na segunda etapa
Totalmente no prejuízo e sem saída a não ser virar o jogo, o Maranhão Atlético avançou as suas linhas no início do segundo tempo contra o Fortaleza. Logo aos cinco minutos, Felipe Cruz recebeu passe de Vinícius Barata, invadiu a área e e arriscou a finalização, que foi defendida por João Ricardo. No lance seguinte, aos seis, houve um bate-rebate na grande área após cobrança de escanteio de Vinícius Barata, e Felipe Cruz, atento, mandou para as redes, diminuindo o placar pelo Quadricolor. Assustado pela pressão do MAC, o Fortaleza só voltou a arriscar uma finalização aos 12, em chute de Lucas Sasha pela linha de fundo.
De ânimo renovado, o Maranhão Atlético assumiu o domínio da partida e deixou o Fortaleza preso na defesa. Aos 18 minutos, Ronald foi lançado por Vinícius Barata e conseguiu o chute forte, que foi salvo em cima da linha pelo zagueiro Brítez. A pressão do MAC, porém, surtiu efeito aos 23: Felipe Cruz foi derrubado por Kauan na grande área, e Vinícius Barata, em cobrança de pênalti, deixou tudo igual para o Quadricolor.
Com a confiança nas alturas após buscar o empate, o Maranhão Atlético partiu para cima do Fortaleza em busca da virada, o que ocorreu aos 37 minutos: após ser lançado por Vinícius Barata na grande área, Ronald ajeitou a bola para Clessione, que estava bem posicionado na grande área, chutou firme e colocou o Quadricolor na frente do placar. Nos últimos minutos de jogo, o Fortaleza voltou a atacar em busca do empate, mas o MAC segurou a virada épica em sua despedida da Copa do Nordeste.
FICHA TÉCNICA
MARANHÃO ATLÉTICO: Jean; Franklin (Denílson), Maicon, Pedro Gustavo e André Radija; Cavi, Vander e Adeilson (Clessione); Ronald (Kessinho), Vinícius Barata e Felipe Cruz (Alison Araçoiaba). Treinador: Zé Augusto
FORTALEZA: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona e Thauan Lara (Dudu); Lucas Sasha, Matheus Rossetto (Kauan) e Pochettino (Hércules); Marinho (Calebe), Moisés e Lucero (Thiago Galhardo). Treinador: Juan Pablo Vojvoda
Saiba Mais
- Moto Club e Maranhão conhecem seus adversários na pré-Copa do Nordeste 2025
- CBF reduz datas e Copa do Nordeste será "espremida" no calendário de 2025
- Fortaleza vence o CRB nos pênaltis e é tricampeão da Copa do Nordeste
- VÍDEO: Fortaleza vence o CRB e abre vantagem na final da Copa do Nordeste
- Ouça os gols de Maranhão 3 x 2 Fortaleza
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte