CARNAVAL 🎉

Carnaval sustentável: veja como aproveitar a folia sem agredir a natureza

Descubra quatro dicas para se jogar nas brincadeiras e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo.

Na Mira

São Luís - O carnaval vem aí! E o Na Mira quer saber: Você sabe aproveitar a folia de maneira sustentável?

Aproveitar a folia carnavalesca é um dos momentos mais aguardados do ano pela maioria dos maranhenses. Com a programação de pré-carnaval e carnaval em São Luís a todo vapor, muita gente já comprou a fantasia e escolheu o dia de se lançar nas brincadeiras. No entanto, é preciso ter cuidado para que os dias de festa não se tornem dias de terror para o meio ambiente.

Veja a baixo algumas dicas para se divertir de maneira consciente:

1- Fantasia reciclável

Em vez de comprar novas fantasias todo ano, considere alternativas sustentáveis. Fantasias feitas de materiais recicláveis, como garrafa PET, jornais e papelão, são ótimas opções. Além disso, a troca de fantasias com amigos pode ser uma forma divertida e ecológica de renovar o guarda-roupa.

Blusa de embalagem. (Reprodução/Pinterest)

2 – Use menos plástico

A quantidade de plástico que um brincante consome em blocos e festa de carnaval é muito grande. São copos, garrafas, embalagens, canudos e muitos outros objetos em um só dia. Para minimizar esse impacto, leve seu próprio copo ou garrafa reutilizável. Se isso não for viável, opte por itens de alumínio, que são menos nocivos ao meio ambiente.

Continua após a publicidade..

Veja também: Saiba como curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde ocular

3 – Glitter ecológico

O glitter é um dos queridinhos dos brincantes do carnaval, mas, por ser feito de plástico, representa um grande risco para a natureza e a vida marinha. Para brilhar sem causar danos, escolha glitter ecológico, que é atóxico, se degrada rapidamente e é seguro para a pele.

Glitter ecológico. (Reprodução/Plastprime)

4 – Sem lixo na rua

Lembre-se: lixo deve ser jogado no lixo! Sempre descarte seus resíduos de maneira adequada, utilizando as lixeiras disponíveis. Se não encontrar uma, segure seu lixo até achar um local apropriado para descartá-lo. Assim, você pode aproveitar a festa sem se preocupar com a sujeira.

Folia boa, é folia sustentável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.