carnaval 2026

Desfiles do Grupo Especial do Rio 2026: veja ordem das escolas desta terça (17) na Marquês de Sapucaí e onde assistir

Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro encerram apresentações com transmissão ao vivo na TV Globo e Globoplay.

Na Mira

Desfiles do Grupo Especial do Rio 2026: veja ordem das escolas desta terça (17) na Marquês de Sapucaí e onde assistir. (Foto: Marco Terranova | Riotur)

BRASIL - O terceiro e último dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro movimenta a Marquês de Sapucaí nesta terça-feira (17). Após as apresentações de domingo (15) e segunda (16), quatro escolas entram na avenida para fechar a programação oficial do carnaval carioca.

Os desfiles seguem o calendário definido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo e cobertura completa da TV Globo.

A emissora renovou a parceria com a liga e continuará exibindo, de forma exclusiva e multiplataforma, os desfiles do Grupo Especial entre 2026 e 2028. Além do sinal aberto para todo o país, o público também pode acompanhar pelo Globoplay, com acesso liberado durante as apresentações, e conferir conteúdos extras no g1 e no gshow.

Ordem dos desfiles de Carnaval desta terça-feira

A noite promete enredos históricos, homenagens culturais e referências afro-brasileiras e nordestinas. Confira a sequência:

Paraíso do Tuiuti

A azul-pavão e amarelo-ouro de São Cristóvão apresenta o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, que narra a trajetória de um babalaô cubano e a difusão do Ifá no Brasil a partir dos anos 1990.

Unidos de Vila Isabel

A escola leva para a avenida “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, homenagem ao multiartista Heitor dos Prazeres, marcando a estreia dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

Acadêmicos do Grande Rio

A tricolor de Caxias apresenta “A Nação do Mangue”, inspirado no movimento manguebeat, surgido em Recife nos anos 1990 e popularizado por grupos como Chico Science & Nação Zumbi.

Acadêmicos do Salgueiro

O vermelho e branco da Tijuca encerra a noite com “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, maior vencedora da era moderna do Sambódromo.

Com diversidade de temas e forte carga cultural, a última noite do Grupo Especial promete fechar o carnaval com emoção, criatividade e disputa acirrada pelo título.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.