Gugs lança "Não Pega", novo single que une reggae e dub em parceria internacional
"Não Pega" de Gugs une dub, reggae e drum and bass, trazendo a essência do Maranhão e celebrando a cultura afro-diaspórica com produção de Mad Professor.
MARANHÃO - A música "Não Pega", novo single do artista maranhense Gugs, chegou às plataformas digitais à meia-noite desta quinta-feira (25). O lançamento marca uma colaboração histórica com o renomado produtor britânico Mad Professor, referência mundial no gênero dub, e seu filho Joe Ariwa, além do coletivo Casa Treze. Essa parceria promete trazer uma nova sonoridade ao cenário musical brasileiro.
Mistura de culturas e sonoridades
Gravada de forma orgânica e com uma produção meticulosa, "Não Pega" é uma síntese da conexão entre gerações, culturas e territórios. A faixa combina elementos de drum and bass, reggae e dub, incorporando samples de reggae clássico que evocam espiritualidade e resistência urbana. A música celebra os espaços onde o reggae se manifesta com força como bailes, praças e paredões reforçando sua importância como uma cultura viva e um elemento de transformação social.
Acompanhando o lançamento da faixa, um videoclipe dirigido por Sunday James traz uma estética vibrante e uma linguagem audiovisual contemporânea. O clipe traduz visualmente o encontro entre passado e futuro, Maranhão e Jamaica, raízes e inovação, capturando o espírito da canção de forma impactante.
Uma nova era na carreira de Gugs
"Não Pega" representa um marco na trajetória de Gugs, não apenas pela colaboração com Mad Professor, mas também pela proposta de unificar sonoridades afro-diaspóricas em um único território musical. A música amplia as fronteiras entre Brasil e Caribe, conectando tradições com novas tendências do som periférico global, e destaca a relevância do artista no cenário musical contemporâneo.
Gugs é um rapper, produtor musical e cultural que atua na cena independente de São Luís (MA) desde 2009. Ele é conhecido por criar um estilo único que funde rap clássico, reggae, afrobeat, UK Garage e música jamaicana. Além disso, é fundador do projeto Batalha na Praça, da gravadora Xila Rewind e do selo Coisa Nossa, que visa fortalecer novos talentos na cena maranhense. Com "Não Pega", Gugs continua a solidificar seu papel como um dos principais representantes da música afro-diaspórica no Brasil.
Confira “Não Pega”
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.