Paes 2026 da Uema: documentação para cotas deve ser enviada até o fim das inscrições
Segundo a Uema, candidatos do Paes 2026 que não enviarem os documentos dentro do prazo serão automaticamente migrados para a ampla concorrência.
SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) alerta os candidatos inscritos no Paes 2026 que optaram por concorrer por meio do Sistema Especial de Reserva de Vagas (cotas): é obrigatória a anexação de toda a documentação comprobatória no ato da inscrição, que segue aberta até o dia 22 de agosto pelo site https://sigconcursos.uema.br.
Os candidatos que não enviarem os documentos dentro do prazo serão automaticamente migrados para a ampla concorrência, perdendo o direito às vagas reservadas.
A exigência vale para todas as categorias de cotas disponíveis no Paes 2026. O Edital 57/2025-GR/UEMA detalha os documentos necessários no subitem 4.1, cuja leitura atenta é indispensável. Para os candidatos que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas, é necessário apresentar o histórico escolar acompanhado do certificado ou declaração do Ensino Médio na rede pública. Quem concorrer pela cota de baixa renda deve enviar também o(s) comprovante(s) de renda familiar.
No caso de pessoas com deficiência (PcD), o sistema exigirá laudos médicos específicos, conforme as normas técnicas previstas no edital. Já os candidatos que optarem por cotas étnico-raciais (pretos, pardos, indígenas ou quilombolas) devem preencher e anexar os formulários e autodeclarações específicas, incluindo vídeos ou declarações assinadas por lideranças, a depender da categoria.
A chefe da Divisão de Processos Seletivos e Vestibulares (DPSV), Profa. Márcia Cristina Gomes, reforça o alerta: “A inscrição é uma fase importante do certame. Muitos candidatos deixam para a última hora ou não leem o edital com atenção, o que pode fazer com que percam o direito de concorrer pelas cotas. A documentação completa precisa ser enviada no momento da inscrição, sem exceção. É um processo justo e transparente, mas exige responsabilidade do candidato.”
O processo de inscrição é simples, mas deve ser realizado com atenção redobrada. Para se inscrever, o candidato deve acessar https://sigconcursos.uema.br, clicar em “Evento Paes 2026”, efetuar o cadastro, preencher o formulário, escolher o sistema de vagas (ampla concorrência ou reserva), anexar a documentação exigida, inserir foto 3×4 e documento de identidade atualizado, revisar os dados e gerar o boleto de pagamento, caso o candidato não tenha sido isento do pagamento da taxa de inscrição. Dúvidas sobre o processo ou sobre a documentação podem ser encaminhadas para o e-mail: paes@uema.br.
O Paes 2026 oferece 5.980 vagas, sendo 5.130 para a UEMA e 850 para a UemaSul. A prova será realizada em etapa única no dia 30 de novembro, com resultado previsto para o dia 29 de janeiro de 2026. Não perca a oportunidade de garantir sua vaga. Leia o edital, envie os documentos e participe do processo com atenção às regras.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.