Cidadania

São Luís receberá a 23ª Ação Global no dia 21 de maio

Dirigentes do Sesi-MA e da <b>TV Mirante</b> participaram da primeira reunião.

Divulgação/Fiema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
O foco para este ano, segundo a organiza&ccedil;&atilde;o, &eacute; a promo&ccedil;&atilde;o/preven&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de. (Foto: Gustavo Sampaio/Imirante.com)

SÃO LUÍS - “Qualidade de Vida” é o tema da 23ª Ação Global, marcada para o dia 21 de maio, das 8h às 17h, em todo o Brasil. Em São Luís, os dirigentes do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi) e da afiliada à Globo, TV Mirante, ambas realizadoras do mutirão, estiveram reunidos nesta quinta-feira (17), na sede da emissora, para discutir os preparativos para a edição 2016, que será realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A expectativa é atender mais de 40 mil pessoas com mais de 100 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte, lazer e cultura.

Participaram da reunião o superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e interino do Sesi, Albertino Leal de Barros Filho, a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi-MA, Rita Samara, o diretor de Programação do Grupo Mirante, Elton Magalhães, a coordenadora de Eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida, e técnicos de comunicação das duas instituições.

O foco para este ano, segundo a organização, é a promoção/prevenção da saúde, o que representa uma necessidade ainda maior da sociedade médica para a realização dos atendimentos nas áreas de odontologia, orientação nutricional, oftalmologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, entre outras muitas especialidades.

Também para 2016, foi definido aproveitar a Ação Global para disseminar informações de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, febre chikungunya e vírus da zika, já que o mutirão reúne milhares de pessoas.

Social

O superintendente da Fiema e interino do Sesi, Albertino Leal, informou que, este ano, a Ação Global terá um significado mais especial para o Sesi, já que a entidade completa 70 anos de atuação no Brasil. “Além disso, é mais uma oportunidade das empresas maranhenses exercerem seu papel social, contribuindo para levar cidadania a uma população de mais de 300 mil pessoas que habitam a área Itaqui-Bacanga”. Albertino ainda destacou a parceria com a TV Mirante, que, a cada ano, é reforçada. “É um trabalho conjunto com o Grupo Mirante, que tem dado muito certo e é fortalecido a cada ano, na Ação Global”.

O diretor de Programação do Grupo Mirante, Elton Magalhães, também fez referência à parceria de sucesso com o Sesi e disse que é possível que mais pessoas procurem a Ação Global este ano. “Não será surpresa que mais pessoas busquem o mutirão este ano, até por conta do momento pelo qual passa o país, o que só aumenta nossa responsabilidade. Será um grande evento, para o qual precisaremos de muitos parceiros e voluntários”, afirmou.

No ano passado, 58.125 mil pessoas foram atendidas na Ação Global em São Luís, foram realizados 174.375 atendimentos, destes, 90 mil só na área de saúde, que, com os serviços de Cidadania (emissão de documentos, como RG, carteira de trabalho, CPF, entre outros), são os mais procurados pela população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.