Serviços

TJMA leva orientações jurídicas e promoção de cidadania à 55ª Expoimp

O stand Tribunal de Justiça do Maranhão oferece atendimentos relacionados ao combate à violência contra a mulher, regularização fundiária, conciliação e adoção.

Imirante, com informações da Ascom/TJMA

TJMA leva orientações jurídicas e promoção de cidadania à 55ª Expoimp. (Foto/Divulgação: Ribamar Pinheiro)

IMPERATRIZ - Com foco na cidadania e na garantia de acesso à Justiça para quem mais precisa, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mobilizou a comarca de Imperatriz na construção de um stand, que disponibilizou atendimentos à população durante a 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). O espaço oferece atendimentos relacionados ao combate à violência contra a mulher, regularização fundiária, conciliação e adoção.

A programação foi organizada por temáticas centrais para cada dia de atividades, sendo coordenadas pelos juízes e juízas das unidades judiciárias de Imperatriz, que apresentaram o trabalho desenvolvido nas unidades, prestaram esclarecimentos, orientações e tiraram dúvidas da população em um espaço compartilhado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Foram dadas orientações sobre a atuação da justiça em temas como regularização fundiária, procedimento de habilitação para adoção, informações sobre conciliação e mediação e informações sobre as formas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Durante visita ao stand, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, definiu a Justiça como a última fronteira, ou seja, órgão de confiança ao qual a população pode recorrer para solucionar suas demandas. Para ele, os serviços oferecidos na Expoimp promovem uma maior aproximação com os cidadãos e cidadãs. “É muito importante para o Poder Judiciário ocupar esses espaços e garantir que as comunidades tenham acesso aos serviços da Justiça. Nesse stand são oferecidas informações, orientações, conciliação, serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do extrajudicial, entre muitos outros”, pontuou.

Titular da 2ª Vara Especial da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Imperatriz, a juíza Welinne Coelho destacou a programação diversa do evento.“Além das orientações jurídicas sobre demandas processuais, especificamente no dia de hoje, o Judiciário maranhense está apresentando informações sobre a violência contra a mulher no nosso estado, com destaque nos canais de denúncia, uma forma de contribuir para a sociedade no sentido informativo e também no acolhimento das mulheres”, disse.

ÔNIBUS DA CONCILIAÇÃO

Além do stand do TJMA, o ônibus da conciliação estacionou na 55ª Expoimp garantindo serviços pré-processuais (sem processo judicial tramitando na Justiça) como divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, regulamentação de guarda e renegociação de dívidas.

Os conciliadores e as conciliadoras também atendem demandas que já tramitam na Justiça, sem necessidade de agendamento prévio.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (11/7), o Judiciário maranhense continua com os atendimentos no ônibus da conciliação, além de ações de orientação e sensibilização promovidas pela Vara da Infância e Juventude de Imperatriz e debate sobre regularização fundiária no stand do TJMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.