justiça

Ângela Salazar é eleita corregedora-geral do Foro Extrajudicial do TJMA

A desembargadora Ângela Salazar foi eleita, nesta quarta-feira (4), corregedora-geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para o biênio 2026-2028. Ela obteve 18 votos, contra 15 votos da desembargadora Sônia Amaral.

Ipolítica

Atualizada em 04/02/2026 às 14h58
Angela Salazar foi eleita corregedora-geral do TJMA. (Ribamar Pinheiro)

SÃO LUÍS - A desembargadora Ângela Salazar foi eleita, nesta quarta-feira (4), corregedora-geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para o biênio 2026-2028. Ela obteve 18 votos, contra 15 votos da desembargadora Sônia Amaral.

A eleição ocorreu durante sessão administrativa do Tribunal. Com a escolha, Ângela Salazar passa a compor a nova administração do Judiciário maranhense, ao lado do desembargador Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe, eleito presidente do Tribunal, do desembargador Gervásio Protásio dos Santos, escolhido para a vice-presidência e José Gonçalo Filho, eleito corregedor-geral.

Origem e formação acadêmica

A nova corregedora geral é natural de São Luís Gonzaga do Maranhão, Ângela Maria Moraes Salazar é filha de Benedito Salazar e de Maria da Conceição Moraes Salazar.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em dezembro de 1980 e concluiu o curso de Serviço Social pela mesma instituição em 1983. Possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Ciências Criminais pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).

Ângela Salazar exerceu a função de delegada de polícia entre 1982 e 1983 e, em seguida, atuou como promotora de justiça no Ministério Público estadual até 1986, quando foi aprovada no concurso para juíza de direito, tomando posse em 4 de dezembro daquele ano.

Na capital, atuou como juíza auxiliar da Vara da Infância e da Juventude, do 1º Juizado Criminal e da Corregedoria Geral da Justiça. Em dezembro de 2005, implantou a 11ª Vara Criminal de São Luís e, em 16 de outubro de 2013, foi promovida ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.