Deputada propõe criação da Carteira de Saúde da Mulher no Maranhão
Segundo a parlamentar, a ideia é consolidar os dados presentes no cartão da gestante, agregando ações de prevenção e promoção à saúde, com especial relevância às de controle do câncer do colo uterino e de mama
SÃO LUÍS - A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) apresentou o Projeto de Lei nº 427 /2021, que propõe a criação da Carteira de Saúde da Mulher, cujo objetivo é reunir informações sobre as ações dirigidas à saúde da mulher em todo o seu ciclo de vida.
Segundo a parlamentar, a ideia é consolidar os dados presentes no cartão da gestante, agregando ações de prevenção e promoção à saúde, com especial relevância às de controle do câncer do colo uterino e de mama.
Continua após a publicidade..
De acordo com o PL, a carteira terá, também, caráter educativo, pois lembrará as mulheres sobre a periodicidade dos exames aos quais precisam se submeter. Além disso, propõe que a Secretaria de Estado de Saúde promova campanhas educativas, orientando-as sobre a obtenção e a utilização da carteira, no Maranhão.
“A nossa proposta visa promover e agregar informações referentes às ações de prevenção e promoção da saúde da mulher maranhense. Essa rotina de cuidados ajuda a monitorar o estado de saúde de cada pessoa e a realizar um diagnóstico precoce, em caso de surgimento de alguma doença. Por esse motivo, os exames preventivos femininos fazem parte das boas práticas de autocuidado e manutenção do bem-estar”, frisou.
Saiba Mais
- Oposição ao governo Dino será maior na Assembleia Legislativa
- Aprovado PL que institui o Dia Estadual da Mulher Indígena
- César Pires pede transparência sobre gastos na infraestrutura
- Deputado destaca importância do agronegócio para o Maranhão
- Promulgada lei que reconhece fibromialgia como deficiência no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política