Covid-19

Fundo Russo vê motivação política em decisão da Anvisa em restringir uso da Sputnik

Agência Nacional de Vigilância Sanitária não liberou a importação da vacina russa por falta de comprovação da eficácia do imunizante

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacina russa, Sputnik V, não pode ser usada no Brasil segundo decisão da Anvisa (Sputnik V )

São Luís - O Fundo Russo, responsável pelas negociações com governos brasileiros e de outras partes do mundo quanto à compra e venda da vacina Sputnik V, vê motivação política na decisão da Anvisa, que não autorizou o uso do imunizante. A informação é do jornalista Cláudio Humberto.

De acordo com a entidade russa, há demora por parte da Anvisa. "Infelizmente, a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em aprovar a autorização para importação e uso da vacina Sputnik no país é de natureza política e nada tem a ver com acesso a informações", escreveu a conta oficial da vacina no Twitter.

Ainda de acordo com o Fundo Russo, novas informações serão repassadas à Anvisa que, em reunião colegiada que analisou a pauta, citou uma série de informações distorcidas quanto à vacina. Além disso, de acordo com técnicos do órgão que foram na semana passada na Rússia, não houve permissão por exemplo para acesso da Anvisa ao setor de inspeção e controle de produção do imunizante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.