Festival

Para ecoar a resistência do tambor de crioula

Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís ocorre hoje e será transmitido ao vivo pela internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Tambor de crioula Um Degrau de Santa Luzia estará no evento (tambor de crioula um degrau de santa luzia)

São Luís - Ps contextos sociais e políticos, bem como os aspectos tradicionais presentes nas cantigas entoadas pelos integrantes de grupos de tambor de crioula são o pano de fundo do Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís, que será realizado hoje, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Inspire e Comunique. Todos os procedimentos de segurança como o uso de máscaras, distanciamento e limitação de público serão adotados em razão do período pandêmico da Covid-19.

A atividade reunirá 35 cantadores de tambor de crioula existentes nas diversas comunidades de São Luís. O evento na capital maranhense, que será realizado na quadra poliesportiva do Centro de Ensino Barbosa de Godoi, no Monte Castelo (ao lado da igreja Nossa Senhora da Conceição), é uma edição inspirada no I Festival de Cantadores de Tambor de Crioula da Baixada Maranhense, realizado em 2018, ocasião que reuniu 50 cantadores de 30 municípios da região.

O objetivo é resgatar, preservar, difundir e valorizar os cantadores do tambor de crioula do Maranhão. “Vamos fazer o encontro de 35 mestres do tambor de crioula da Ilha de São Luís. Teremos toadas antigas deixadas por nossos antepassados e também vamos ter o deleite de ouvir novas toadas, deixando um acervo para as atuais e futuras gerações. Um festival como este é muito enriquecedor, não só pelo seu valor histórico, mas também pela transmissão de conhecimentos e perpetuação da identidade cultural maranhense”, explica o coordenador e diretor artístico do festival, Paulinho Dimaré.

Enredo

O tambor de crioula tem características próprias de execução que envolvem a devoção a São Benedito, o canto, a dança e os tambores. As histórias de quem faz o tambor são de quem as narra, mas são de outros que compõem a irmandade do tambor a exemplo dos mestres Leonardo, Leôncio, Felipe, Apolônio, Nivô, Negão, Dico Preto, Miguel Arcanjo, Ademar (o Ferro Boto) e mestre Quelé, entre outros que ajudaram a perpetuar a manifestação.

As cantigas e toadas do tambor de crioula formam um aparato discursivo que representa a voz do negro, que se negou a ficar muda. Em reação à escravidão, ao preconceito se expressa nas toadas e na fala dos corpos, dos gestos, dos passos que reconheciam nos batuques a essência de uma liberdade perdida nos limites da escravidão física. O tambor não permitiu o aprisionamento da alma e garantiu a resistência espiritual necessária à transcendência das torturas materiais. É como segue até hoje.

O Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís é patrocinado pelo edital de fomento a projetos culturais da Lei Aldir Blanc Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. A realização é do Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental (IDHPA) com o apoio da Federação de Tambor de Crioula do Maranhão (Fetacma).

Serviço
O quê

Festival de Cantadores de Tambor de Crioula do Maranhão

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Com transmissão ao vivo pelo You Tube no canal Inspire e Comunique

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.