Estado Maior

Guerra civil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Como adiantado pela coluna ainda durante o período da pré-campanha, a disputa eleitoral de São Luís será marcada por uma “guerra civil” que já teve início. A
disputa interna no consórcio do Palácio dos Leões só cresce a cada dia. A campanha começou e nas trincheiras dos governistas todos os dias é dia de confronto, seja por meio das redes sociais ou nos ataques em grupos de Whatsapp.

E essa guerra acontece porque os candidatos do consórcio de Flávio Dino brigam pela segunda colocação para um eventual segundo turno em São Luís.

O confronto mais direto, por enquanto, é entre Duarte Júnior, candidato do Republicanos, com Neto Evangelista, que disputa a prefeitura pelo DEM.

Nas pesquisas de intenção de votos que estão saindo, o republicano aparece em segundo e o democrata em terceiro. Seus aliados e apoiadores não conseguem mais esconder que a batalha entre os dois governistas precisa ser intensificada.

Duarte sempre aparece se defendendo de ataques na internet. Evangelista age como se nada estivesse acontecendo.

Correndo bem atrás destes “aliados”, está Rubens Júnior, do PCdoB, que não poupa críticas a seus adversários de seu mesmo grupo.

Liderando
Enquanto isso, lidera de longe Eduardo Braide (Podemos), que sem ser atingido pelas “balas” de seus adversários, prefere seguir sem entrar em confronto desnecessário.

As falas do candidato do Podemos focam em propostas de governo. Sem atacar qualquer adversário, Braide pede debate sobre os problemas de São Luís.

Essa estratégia de não entrar em confronto, ele vem adotando desde a pré-campanha. Na época, Braide parou com as críticas à Prefeitura de São Luís e ao prefeito, Edivaldo Júnior.

Agenda
Uma agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Maranhão já está sendo preparada.

Por enquanto, há a previsão de que o presidente da República passe dois dias em visita ao estado.

A previsão é de que Bolsonaro passe por São Luís, Imperatriz, Açailândia e São Pedro dos Crentes.

Sem data
O mês definido para a visita presidencial é outubro. Não há dia acertado ainda. Mesmo após a definição, por segurança, a agenda deverá ser divulgada somente três dias antes da viagem.

Quem está trazendo o presidente Bolsonaro ao Maranhão é o senador Roberto Rocha (PSDB).

O tucano se considera o representante do presidente da República no estado. A visita, segundo Rocha, será para Bolsonaro conhecer as obras do Governo Federal no Maranhão.

Impugnação
As ações de impugnações de pedido de registro de candidatura vai até o próximo domingo, 4.

Este é o prazo para que qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público possam impugnar os pedidos de registro.

Por enquanto, em São Luís, não há ações de impugnação contra os candidatos a prefeito da capital.

Impugnados
Já em Paço do Lumiar, os candidatos Fred Campos (PL) e Paula da Pindoba (PCdoB) decidiram “trocar” impugnações.

O primeiro acusa a comunista de problemas na aplicação de verbas vindas da União para o combate à Covid-19.

A comunista acusa seu adversário de não ter se desvinculado de empresa que tem contratos com o poder público.

DE OLHO

4 dias É O TEMPO que partidos, coligações, candidatos e Ministério Público Eleitoral têm para contestar o pedido de registro de candidatura feito à Justiça Eleitoral.

Atentos
Em encontro com a imprensa, os membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão demonstraram preocupação em relação à campanha eleitoral e à pandemia.

O presidente da Corte, desembargador Tyrone Silva, disse que os candidatos precisam ficar atentos às medidas sanitárias e de saúde.

Tyrone lembrou ainda que as autoridades sanitárias precisam repassar as informações aos eleitores também.

E MAIS

• O diretor-geral do TRE, Gustavo Vilas Boas, falou sobre outro vírus - como classificou as fake news o presidente do TSE, ministro Luís Barroso.

• Vilas Boas apresentou aquilo que a Justiça julga se tratar de fake news dentro do processo eleitoral.

• O diretor falou ainda sobre os cuidados que o profissional de comunicação precisa adotar na hora de checar uma informação e alertou a sociedade para o
cuidado em compartilhar notícias e informações que não dispõem de credibilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.