Prevenção

Saúde Mental de Imperatriz abre oficialmente a campanha Setembro Amarelo

Ações de conscientização devem acontecer nas Unidades Básicas de Saúde da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Campanha foi oficialmente lançada, panfletos são entregues e outdoor estão espalhados na cidade de Imperatriz (setembro amarelo imperatriz)

Imperatriz - Aberta oficialmente hoje,10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a campanha Setembro Amarelo. A ação, da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Parque do Buriti, Ana Daves, às 8h.

Proposta foi estreitar a ligação com os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, que possuem contato direto com a população, para que informem sobre atendimento de pessoas com problemas mentais, ou até mesmo direcionar sobre o que fazer em casos de emergência psiquiátrica, como, por exemplo, ligar para o Samu, 192, ou Corpo de Bombeiros,193.

A secretária municipal de saúde, Mariana Jales, destacou que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, as ações de conscientização precisam continuar. “Hoje resolvemos estar aqui, no dia D da campanha. Vamos começar por aqui as ações para levarmos cada vez mais a informação. Apesar da pandemia, precisamos realizar outras atividades que contribuam para a saúde. Muita gente ficou ansioso ou com problemas psicológicos por causa desse momento que o mundo inteiro passa”, frisa a secretária.

Coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho, explica a importância do apoio da rede de atenção básica, neste mês voltado para prevenção ao suicídio. “É o mês de prevenção à vida, e a saúde mental busca ressaltar os pontos de atenção para procurar apoio psicológico e psiquiátrico. O posto de saúde também é local de apoio para quem precisa. Por isso, no Setembro Amarelo, estamos unindo saúde mental com Atenção Básica”.

Continua após a publicidade..

Kátia também chamou atenção sobre qual postura as pessoas precisam ter ao presenciar casos de suicídio. “Quando alguém tá passando por crise, precisamos nos colocar no lugar do outro, e ligar para a emergência. Nestes casos, o paciente precisa ser resgatado e levado a um hospital de emergência. Posteriormente, deverá fazer tratamento no CAPS ou no Ambulatório de Saúde Mental”, comenta.

SAIBA MAIS

Panfletos com endereço dos Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, e do Ambulatório de Saúde Mental serão entregues para a população, além de outdoors que foram espalhados pela cidade, chamando atenção da sociedade para prevenção do suicídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.