As igrejas católicas programam celebrações bastante reduzidas para transmissão por redes sociais em homenagem ao Dia das Mães, neste domingo, 10. Uma situação bastante atípica e que decorre das medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades para conter o avanço do coronavírus na capital maranhense.
Segundo o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, cada paróquia está divulgando sua iniciativa e a Arquidiocese também comandará uma celebração, às 10h, em frente ao Hospital HCI, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, unidade de saúde que está recebendo pacientes acometidos pela Covid-19.
“Nós faremos uma celebração ecumênica, pedindo a Deus que interceda pelos enfermos e orando para todas as mães. É um gesto de ânimo a todos os que estão sofrendo nesta fase difícil, mas que também nos trará muitos aprendizados”, disse Dom José Belisário, informando que a celebração será transmitida, também, pelas emissoras de rádio Timbira e Educadora.
Fé
Para o arcebispo, este é um momento bastante delicado para todo o mundo. Ele pediu fé à população. “Que nós tenhamos muita fé, acima de tudo. Sabemos que todas as dificuldades também afloram os nossos sentimentos e aproveitemos para estar mais unidos, ainda que separados pelo isolamento social”, frisou.
Continua após a publicidade..
No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, as missas transmitidas por redes sociais acontecem diariamente, sempre às 18h, pelo Instagram. Neste domingo, a missa especial celebrada pelo padre Flávio Colins será transmitida também pelo Facebook. Durante a transmissão, além do padre, permanecem na igreja apenas um ministro, uma pessoa para a liturgia e outra para o canto.
De acordo com o Frei Nilton Leandro da Costa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do bairro Anil, que assiste a dez comunidades, a missa em homenagem ao Dia das Mães também será transmitida às 18h, pelo Instagram (@paroquiadoanil) e Facebook.
Outras igrejas também realizarão celebrações com transmissões por redes sociais, como a Igreja de Santo Antônio (Centro), às 11h, e a Paróquia Santo Antônio de Pádua (Cohajap), às 9h, além da Paróquia da Penha (Anjo da Guarda), às 19h. A Igreja dos Remédios fará a sua às 8h, via Instagram (@virgemdosremedios).
“Neste momento difícil que a humanidade enfrenta, por conta dessa pandemia, não poderia deixar de dirigir uma mensagem de esperança e felicitação a todas as mães do nosso Estado e, de maneira especial, àquelas de nossa ilha de São Luís. Gostaria de me dirigir às que perderam seus filhos e outros parentes nestes últimos tempos, por conta da Covid-19 e dizer a elas que estamos juntos sob a proteção de nossa mãe do céu, que continua intercedendo por nós e, hoje, especialmente, para cada uma delas. Que Deus, na sua infinita misericórdia e bondade derrame muitas bênçãos sobre cada uma de nossas mães, lhes concedendo muita paz e saúde física e espiritual”, finalizou o frei.
Saiba Mais
- Covid-19 muda as comemorações e homenagens do Dia das Mães pelo segundo ano seguido
- "Me tornei mãe durante a pandemia"; conheça histórias e experiências
- Orientações para quem quer ser mãe na pandemia e a vacina contra Covid-19
- Mães que lutam pela inclusão dos seus filhos
- Na pandemia, o amor de mãe é um alento para o conforto dos lares
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades