Luto

Jorge Navalha deixa grande legado para a capoeira do Maranhão

Mestre morreu após procedimento cirúrgico no qual sofreu um infarto e não resistiu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Jorge Navalha deixou legado para a capoeira (jorge navalha)

SÃO LUÍS- O berimbau ainda chora a morte do capoeirista Jorge Luiz Lima de Souza, ocorrida no dia 15 de abril. Jorge Navalha deixou amigos e discípulos da capoeira. Ele passou por um procedimento cirúrgico, sofreu um infarto e não resistiu.

Mestre Jorge Navalha, nasceu em 8 de Abril de 1963, na cidade de São Luís, onde iniciou sua trajetória. Seguidor do Mestre Patinho, Jorge Navalha começou a gingar nas rodas de capoeira em 1974, no bairro Maranhão Novo, junto com Mestre Pirrita. Na década de 1980, a área Itaqui-Bacanga recebe o seu legado quando os Mestres Jorge e Pirrita fundam o grupo de Capoeira Filhos de Aruanda, hoje Associação de Capoeira Filhos de Aruanda.

Continua após a publicidade..

Foi técnico da seleção Maranhense de Capoeira nos Jogos Escolares Brasileiros, diretor de Arbitragem da Federação Maranhense de Capoeira (FMC) e ministrou aulas de aulas em diversos bairros da cidade. Graduou os Mestres Juvenal, Erasmo, Kadico, Kaka, Ary; e os Contra-Mestres Nelson, Pedro, Neto, Reginaldo, Ademarques, Roberto, Francinaldo.

O mestre Jorge Navalha era diretor técnico da Federação Maranhense de Capoeira e membro do Conselho de Mestres da Salvaguarda da Capoeira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.