Melissa Marão - Relações Públicas e Consultora de Imagem e Estilo

Para realçar a personalidade de cada um

De Relações Públicas a Consultora de Imagem e Estilo, essa foi a trajetória de Melissa Marão que mudou o curso da sua vida para contribuir com a transformação de outras pessoas

Bruna Castelo Branco, Editora do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Melissa Marão: “É um trabalho feito com amor, é um dom que Deus me deu”

SÃO LUÍS - Depois de 23 anos atuando como Relações Públicas, Melissa Marão decidiu mudar: E se ao invés de cuidar da comunicação de uma empresa se dedicasse à identidade visual das pessoas?

Como a resposta para essa pergunta foi sim, ela ajustou as velas do barco para uma nova aventura e hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo, uma função que a cada dia tem ganhado seu espaço como essencial para harmonizar a comunicação visual das pessoas.

A mudança não veio ao acaso, ligada ao universo da moda desde criança, Melissa tinha uma inspiração especial: a sua avó Helena Moraes Correia. “Trabalhei na minha área de formação durante 20 anos, mas essa relação com a moda e com as pessoas é bem antiga, desde muito cedo tinha verdadeira fascinação por essa área. Incentivada pela minha avó, eu fui aprendendo com ela no dia a dia, nos seus looks sempre impecáveis, na maneira de se comportar, como tratar as pessoas, de criar seu estilo próprio, de ser você. Chegou o momento de fazer o que eu realmente gostava, com o que me identificava, aquilo que todo mundo diz, é a sua cara”, relembra.

A vocação para escolher as peças certas e montar seus looks de acordo com a ocasião, era algo que já fazia parte de sua vida. Melissa era a consultora informal para suas amigas. “Quando ia as compras meu olho sempre batia certinho naquela peça funcional que vai bem com tudo. Adorava montar looks, sempre fiz isso com o maior prazer. Parecia que era uma diversão para mim e hoje quando me vejo montando os looks das minhas clientes compreendo porque é tão prazeroso o trabalho e porque consigo fazer verdadeiras transformações com o que elas têm dentro do armário. Isso acontece porque é um trabalho feito com amor, é um dom que Deus me deu”, conta.

Além da diversão, teve um fato que acabou sendo determinante para que ela decidisse mudar de carreira. “Vou contar o que me fez decidir trabalhar nessa área. Fui a personal Stylist da amiga Ana Gabriela Borges para um casamento que fomos fora do país. Durante todo o evento era visível a alegria dela, um sorriso diferente. Dava pra ver que ela estava se sentindo linda! Os elogios não paravam de chegar, tanto on-line quanto ao vivo. Quando voltamos para o quarto ela se deitou na cama e disse: ‘Que sensação maravilhosa estou sentindo, como é bom ser elogiada e se sentir bem’. A partir daquele momento eu encontrei meu propósito: levar para outras mulheres aquela sensação que pude ver com a minha amiga. Fazer com que todas se sintam sempre lindas por dentro e por fora. Eu tenho conseguido realizar isso. São muitos e muitos depoimentos que recebo das minhas clientes e eu sou só gratidão a Deus por isso”, orgulha-se.

Melissa Marão, antes de trabalhar na área, já era consultora informal das amigas

Estudo

No entanto, mesmo com a vocação e o sucesso que fazia entre amigas, quando Melissa decidiu trabalhar com a consultoria de imagem e passar conhecimentos sobre a autoimagem para outras pessoas, ela partiu para novos desafios e se aprimorar naquilo que gostava de fazer e fez vários cursos tanto no Brasil quanto no Exterior. Formou-se em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis, participou de cursos em Portugal, São Paulo, Porto Alegre, ligados à consultoria de estilo, moda, coloração pessoal, entre outros.

A partir de então, passou a atuar como Consultora de Imagem e Estilo. Um trabalho minucioso e com várias etapas. Primeiro a entrevista com a cliente, para compreender a imagem que ela quer passar, depois análise do tipo físico para a escolha da modelagem que mais favorece e realça os pontos fortes daquele biótipo, coloração pessoal, que é um trabalho importante na identificação da cartela de cores mais adequada para realçar a beleza natural de cada pessoa, triagem do closet, proposta de identidade visual, personal shopping, ida ao salão e dicas de montagem de looks.

A consultora de Imagem e Estilo Melissa Marão em ação

A consultoria completa demora em média de 6 a 8 encontros e é personalizada. Ou seja, cada pessoa é tratada como única, a personalidade, os objetivos que deseja alcançar. Os resultados aparecem com o retorno das clientes e também na satisfação da consultora em, de alguma forma, contribuir para auxiliar pessoas a, até mesmo, melhorar a autoestima.

“Ver algumas pessoas chegarem cabisbaixas, com autoestima baixa e olhar triste e depois conseguir enxergar a transformação, o brilho nos olhos, o amor próprio, a empolgação em querer aprender é uma sensação inexplicável, é algo mágico”, define.

Saiba mais

Conheça mais do trabalho no Instagram: @melissamarao_

O que digo é que todo esse processo de autoconhecimento que trabalhamos na consultoria de imagem é algo valiosíssimo, você se conhece, sabe o que lhe valoriza, encontra o seu estilo, aprende a fazer compras assertivas e o bem-estar e a alegria começam a fazer parte do seu dia a dia. É um processo que todos nós devíamos tentar. Quem já fez a consultoria de imagem afirma que vale muito a pena”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.