Júlio Cézar Muniz Silva - empresário e administrador

Nos bastidores do turismo maranhense

Ele administra o Gran Lençois Flat Residence e tem uma história de trabalho intenso em prol desse setor no Maranhão

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Júlio Cézar Muniz Silva, que contabiliza 26 anos de experiência no ramo hoteleiro maranhense (Júlio Cézar Muniz Silva / empresario administrador Gran Lençóis Flat Residence)

O turismo no Maranhão é uma soma de fatores e se desenvolve graças, também, à união de forças e ao esforço de quem está nos bastidores. Um exemplo é o administrador Júlio Cézar Muniz Silva, que contabiliza 26 anos de experiência no ramo hoteleiro maranhense. A trajetória dele começou em 1991, no Hotel Praia Mar, experiência marcante e que o estimulou a jamais deixar a área, sempre imbuído do propósito de contribuir para dinamizar o setor.

Júlio Cézar delineou uma trajetória ascendente, que o conduziu a uma região que hoje é um dos cartões-postais do turismo no Maranhão. Ele fincou sua bandeira de trabalho em Barreirinhas, onde administrada o Gran Lençóis Flat Residence, um empreendimento que revela um novo momento para o turismo no estado.

A ligação dele com o Gran Lençóis iniciou em 2015, quando convidado para gerente de implantação. Depois, foi efetivado gerente geral, dando atenção também a outras unidades do grupo. Em 2006, retornou a São Luís e, em 2008, assumiu novamente o posto. Em 2012, retornou à capital, época em que o Grupo Solare foi vendido para a Rede BHG.

“Foi nessa época que assumi a função de gerente regional do Solare para o Maranhão e Pará. No entanto, continuava com o trabalho extensivo a Barreirinhas, pelo fato de o empreendimento ainda fazer parte do grupo. Em 2015, me afastei do grupo e em 2017, com meu sócio, Marcos Figueiroa, voltamos a administrar, mas desta vez com empresa própria, a Ethos Consultoria”, conta.

Guerreiro

O empresário orgulha-se de ser um guerreiro do turismo maranhense. Seu olhar é voltado para o futuro e ele sabe que o trabalho não para e o Maranhão ainda tem a colher muitos bons frutos desse setor. Hoje, o Grand Lençóis Flat Residence é filiado a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis Barreirinhas e a região, a cada dia que passa, ganha mais fôlego e se desenvolve. Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses e, por isso, atrai turistas de todos os cantos do mundo.

“Fazemos um trabalho de fluidez. Hoje, conseguimos tomar decisões mais rapidamente e cobramos com mais veemência das autoridades, sempre pensando nas necessidades do trade turístico”, diz, lembrando que, atualmente, a cidade já agrega vários bancos, o que demonstra a sua pujança turística.

“Este ano, o percentual de ocupação dos empreendimentos em Barreirinhas é significativo, graças, entre outras coisas, às ações municipais e estaduais, mas, principalmente, ao esforço do trade turístico, que está mais unido e participativo. Essa área cresceu bastante. O Gran Lençóis, por exemplo, tem uma parte hoteleira e outra condominial, com a presença de um síndico. Ou seja, é algo que implica em ainda mais responsabilidade”, finaliza.

Fazemos um trabalho de fluidez. Hoje, conseguimos tomar decisões mais rapidamente e cobramos com mais veemência das autoridades, sempre pensando nas necessidades do trade turístico”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.