Copa América

Brasil duela com o Paraguai por uma vaga nas semifinais

Equipes se enfrentam, nesta quinta-feira (27), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 21h30, em partida das quartas de final

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Everton Cebolinha e Felipe Luís na preparação da Seleção Brasileira, realizada na Arena do Grêmio (EVERTON CEBOLINHA E FELIPE LUIS)

PORTO ALEGRE - A Seleção Brasileira abre as quartas de final da Copa América nesta quinta-feira às 21h30 (de Brasília), enfrentando o Paraguai na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Lidar com o favoritismo vai ser um dos principais desafios dos canarinhos neste duelo. O Brasil avançou para esta etapa ganhando o Grupo A com tranquilidade, somando sete pontos e goleando o Peru por 5 x 0 no fim de semana. Já os paraguaios sofreram para avançarem como um dos melhores terceiros colocados. Sequer ganharam um único jogo e no último perderam por 1 x 0 para a Colômbia.

Tite, treinador da Seleção Brasileira, trabalhou o aspecto psicológico dos jogadores no sentido de eles entenderem que as dificuldades encontradas pelo Paraguai até aqui não representam facilidades para o Brasil. O discurso foi bem assimilado. “Vamos enfrentar um adversário que eliminou a nossa seleção por duas vezes recentemente e que por isso merece respeito. É um time muito sólido na defesa e que fecha bem os espaços. Vamos precisar tomar muito cuidado”, disse o atacante Everton.

Tite quer ver a equipe evoluin­do em relação à primeira fase. “Nós entendemos que a Seleção Brasileira vem crescendo, apesar das cobranças, e chegaremos bem a esta quartas de final. Porém, é importante termos um desempenho ain­da melhor do que apresentamos contra o Peru”, disse Tite.

Para este compromisso, Tite se viu forçado a promover uma alteração em relação ao time que goleou o Peru. O volante Casemiro, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, fica de fora. Assim, Allan deve ser o substituto.
Pelo lado do Paraguai, o técnico Eduardo Berizzo cobra obediência tática e personalidade de sua equipe. “Temos que jogar com inteligência e com obediência tática. Não podemos nos intimidar pelo fato de do outro lado do cam­po estar a Seleção Brasileira, mes­mo na casa dela. É preciso personalidade, se quisermos avançar”, disse ele.

Continua após a publicidade..

O treinador do Paraguai vai manter a base que vem atuando e conta com um forte sistema defensivo com nomes como o goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, e o zagueiro Gustavo Gómez, do Flamengo. No ataque uma dúvida que se repete a cada partida desta Copa América: Óscar Cardozo ou Federico Santander.
Caso a partida desta quinta-feira termine empatada não haverá prorrogação, com a definição do classificado partindo diretamente para a disputa de pênaltis. Quem avançar pega nas semifinais o vitorioso do embate entre Venezuela e Argentina, que jogam nesta sexta-feira no Maracanã, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X PARAGUAI

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de junho de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

BRASIL: Alisson, Daniel, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Arthur, Allan e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino
Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Santiago Arzamendia; Richard Sánchez, Rodrigo Rojas, Derlis González, Miguel Almirón e Matías Rojas; Óscar Cardozo (Federico Santander)
Técnico: Eduardo Berizzo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.