Empreendimentos

Maranhão tem 10 projetos de geração de energia cadastrados em leilão

Segundo informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), os empreendimentos maranhenses, de fontes eólica e térmica a gás natural, totalizam capacidade de 2.058MW de energia; certame está previsto para o dia 17 de outubro deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Parque eólico localizado em Paulino Neves, matriz que terá oito projetos participando do Leilão de Energia Nova

Dez projetos do Maranhão de matriz eólica e térmica a gás natural, visando a oferta de 2.058MW de energia, foram cadastrados para participação no Leilão de Energia Nova “A-6” de 2019, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O certame está previsto para ser realizado em 17 de outubro, com participação das fontes hidrelétrica (com capacidade instalada de 1 a 50MW), eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa, carvão mineral nacional e gás natural.

A maior oferta entre os 10 projetos do Maranhão é de fonte eólica, com oito empreendimentos cadastrados, totalizando 183MW. No entanto, apenas os dois projetos de matriz térmica a gás natural terão capacidade para 1.875MW de geração de energia.

No geral, foram cadastrados 1.829 projetos de 22 estados, totaliz ando 100.874 MW de capacidade instalada. As fontes eólica e solar fotovoltaica foram as que apresentaram as maiores ofertas de projetos cadastrados, com 845 e 825 cada, respectivamente. Em termos de capacidade, destaca-se a fonte termelétrica a gás natural, com pouco mais de 41GW. Empreendimentos fotovoltaicos superaram os 29GW instalados, enquanto os empreendimentos eólicos ficaram pouco acima dos 25GW.

Do total de projetos cadastrados, 74,7% optaram por aproveitar o cadastramento oriundo do Leilão de Energia Nova A-4 de 2019, conforme preconizado no art. 3°, §§ 3° e 4º, da Portaria MME n.o 222/2019. Esses projetos foram dispensados da reapresentação da totalidade dos documentos, desde que mantidas inalteradas suas características técnicas em relação aos projetos cadastrados no Leilão A-4 de 2019. Nesses casos, os empreendedores realizam todo o processo exclusivamente por meio do Sistema AEGE e eventuais documentos complementares deverão ser enviados à EPE por e-mail (aege@epe.gov.br).

Esse procedimento traz otimização ao processo de análise técnica, diminuindo a necessidade de retrabalho e aumentando sua eficiência, tanto para os empreendedores quanto para a EPE, permitindo um cronograma mais enxuto para o leilão.

Cabe destacar que o fato de um empreendimento ter sido habilitado tecnicamente em um certame não acarreta sua habilitação automática para o certame seguinte. Todos os projetos serão objeto de nova análise, porém, os que aproveitaram os documentos terão suas análises centradas em parâmetros específicos do leilão, como cronograma, orçamento e ponto de conexão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.