COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Sempre atuante na luta pelos interesses da classe médica e da saúde da população, o presidente da Associação Médica do Maranhão, o oftalmologista Mauro César Oliveira, está sempre participando de eventos relacionados à medicina. Na foto, Mauro César é visto ao lado do Ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta, no recente Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, em Brasília
O Deputado Estadual Zé Gentil e sua esposa Auri, compareceram vestidos a caráter – e eram dos mais animados –à noite de estreia do Arraial da Assembleia Legislativa. Aliás, Zé Gentil promete que o arraial de Caxias, que tem fama de ser o melhor do interior do Maranhão, este ano será ainda mais animado

Livro de Reynaldo
O livro “O Princípio Constitucional da Fraternidade: Seu Resgate no Sistema de Justiça”, de autoria do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, será lançado em São Luís nesta quarta-feira, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.
O lançamento contará com a presença de juristas, magistrados, servidores públicos, procuradores, advogados, acadêmicos e outros profissionais que integram o sistema de justiça.
O evento tem o apoio cultural do Tribunal de Justiça do Maranhão, Escola Superior da Magistratura, Ministério Público, UFMA e Justiça Federal.

Livro de Reynaldo 2
Com prefácio do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, e posfácio do procurador Carlos Augusto Alcântara Machado, do Ministério Público de Sergipe, o livro apresenta a relevância da fraternidade por meio de sua compreensão como experiência possível, do estudo e da interpretação da história à luz da fraternidade, entre outras coisas.
A obra também mostra reflexões sobre a necessidade da Justiça acompanhar as transformações sociais e, ao mesmo tempo, garantir os direitos humanos fundamentais, favorecendo a abertura para uma sociedade fraterna.

Memória e reflexão
Depois da solenidade de lançamento da edição especial da obra de Josué Montello, “Os Tambores de São Luís”, agora é a vez de brindar leitores e fãs montellianos com uma programação de palestras sobre esse romance épico.
Ao longo dos meses de junho e julho, a Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, sediará, gratuitamente e sempre às 15h, debates com convidados de diversos segmentos.
Hoje, os integrantes do Fotoclube “Poesia do Olhar” ministrarão a palestra “Fotografia como memória e reflexão sobre o patrimônio cultural presente em Os Tambores de São Luís”.

Relações de gênero
Vem aí a sétima edição do “Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar” e o “Simpósio Maranhense de Pesquisadores Sobre Mulher, Relações de Gênero e Educação”.
Os eventos estão marcados para acontecer de 10 a 13, no prédio do Centro Pedagógico Paulo Freire, com o tema “Feminismos nos espaços educativos”.

Relações de gênero 2
O aniversário de 50 anos do movimento feminista na América Latina, tendo como inspiração a obra “50 anos de feminismos: Argentina, Brasil e Chile: A construção das mulheres como atores políticos e democráticos”, pela professora Eva Blay e pela pesquisadora Lúcia Avelar, foi o principal motivo para a escolha do tema da edição deste ano.
Entre os eixos temáticos a serem abordados, estão “Feminismo, política e poder”, “Feminismo, língua e linguagem”, “Feminismo, filosofia, ciências e tecnologias”, “Feminismo, práticas educativas, escolares e pedagógicas” e “Feminismo, arte e cultura”.

Reitores em Fórum Nacional
Na última sexta-feira, em Brasília, foi encerrado o 64º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. O tema da edição foi “Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional e o papel da Pós-Graduação na correção das assimetrias”. Durante dois dias, os reitores das universidades estaduais (inclusive do Maranhão, Gustavo Costa) e municipais participaram de palestras, workshops e debates relacionados ao tema central do evento.

TRIVIAL VARIADO

Quem andou passando por um enorme sufoco foi a empresária Rosamy Belisário, dona da Malharia Bege. Teve que ir às pressas a Brasília para acompanhar a filha Geórgia, que se submeteu a duas delicadas cirurgias.

Em tempo: Geórgia, que há muitos anos mora em Brasília com o filho Robertinho, já teve alta hospitalar e está em casa convalescendo das duas cirurgias. Rosamy deve regressar a São Luís no feriado, para tocar as encomendas na Malharia, que sempre crescem muito neste período de festas.

A equipe econômica do governo decidiu não mais açambarcar todos os problemas ao mesmo tempo. Por isso, o projeto de reforma da Previdência não incluirá estados e municípios.
No assunto: embora considere o tema relevante, porque a maioria desses sistemas está falida, deixará que governadores e prefeitos desarmem o pacote com dinamites.

O aumento dos casos de assassinatos de mulheres no Brasil, os chamados feminicídios, foi debatido em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado.

O café da manhã nos finais de semana do hotel Blue Tree Towers São Luís terá um menu especialmente elaborado durante o mês de junho. Isto porque a proposta será de oferecer a hóspedes e ao público em geral, comidas típicas do período junino maranhense.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite foram às compras, ontem, no São Luís Shopping. Depois incursionaram no restaurante Kitaro para conferir as novidades gastronômicas da casa.

Por conta do feriado da quinta-feira, José Walter Maciel adiou o tradicional encontro das quintas-feiras da Confraria do Bem Querer para a próxima sexta-feira, na Oak Wine.

Por falar em Oak Wine, quem esteve por lá na última sexta-feira dando o ar de sua graça e simpatia foram os irmãos Carlos Eduardo e Victtor Eduardo Cardoso, agora com suas atividades voltadas para a construção civil.

Eli e Rose Medeiros estão seguindo amanhã, com toda a família, para uma temporada na Suíça. Levam as netas para aperfeiçoarem o francês.

DE RELANCE

Homenagem a Concita
Maria da Conceição Fortes Braga de Camargo, a Concita Braga, fundadora do Boi de Nina Rodrigues, receberá a Medalha João do Vale da Assembleia Legislativa, uma das maiores honrarias culturais do Maranhão. A cerimônia acontece hoje. Concita Braga também será agraciada com o Título de
Cidadã Maranhense.

Homenagem a Concita 2
Natural de Barras, no Piauí, Concita Braga vive no Maranhão desde os cinco anos de idade, onde fundou um dos bois de orquestra mais requisitados no período junino em todo o Estado, no ano de 1990, no município de mesmo nome, a 112 quilômetros de São Luís. Desde então, vem construindo uma história que coloca a manifestação entre uma das mais populares do Maranhão. Além de fundadora, é presidente, ama e compositora de toadas.

Arraial é sucesso
Uma multidão despediu-se do ‘Arraiá do Povo’, no último domingo, no estacionamento da Assembleia Legislativa, cantando e dançando embalada pelos ritmos nordestinos e maranhenses, além dos contagiantes ritmos sertanejo e forró. Foram três noites de grande festa popular que deixou saudade em todos que compareceram à Assembleia Legislativa. A animação foi garantida por uma vasta programação do que há de melhor no folclore maranhense. Shows com cantores de projeção nacional, a exemplo de Lucas Seabra e Matheus Fernandes também encantaram o público.

Intralogística
O coordenador geral de suprimentos do Hospital São Domingos, Diego Albuquerque, esteve esta semana na Faculdade de Negócios Faene. Naquela instituição, ele proferiu palestra para alunos do MBA em Logística, durante aula da disciplina “Intralogística. Falou sobre gestão logística atual e os ousados planos de crescimento do grupo.

Duas linguagens
Cineastas e entusiastas da sétima arte estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre roteiro cinematográfico com Di Moreti, roteirista brasileiro reconhecido nacionalmente. A Oficina de Roteiro Cinematográfico “Ficção e Documentário: duas linguagens que se completam” teve início na manhã de ontem e se estende até a quinta-feira, na Fábrica Santa Amélia, como parte da programação do 42º Festival Guarnicê de Cinema. O roteirista, que já esteve em outras edições do Guarnicê, volta à cidade para trazer diversos conteúdos.

Desburocratização de processos
O presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas, Celso Gonçalo de Sousa, comandou, na última sexta-feira, a reunião ordinária do Conselho, realizada na Casa da Indústria. A pauta da reunião contou com uma apresentação sobre o processo de desburocratização dos processos internos da Junta Comercial do Maranhão, proferida pelo presidente da entidade, Sérgio Sombra. Um outro tema da reunião foi a apresentação da Medida Provisória 881, que instituiu a declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabelece garantias de livre mercado e análise de impacto regulatório.

Defensores Populares
A Escola Superior da Defensoria Pública estadual está realizando o primeiro Curso de Formação de Defensores Populares. As aulas tiverem início com a palestra ministrada pela diretora da Escola Superior, a defensora Isabella Miranda, com o tema “Organização do Estado, Introdução a Direitos e Garantias Fundamentais e o papel da Defensoria Pública”. Estão participando desta primeira turma, 50 representantes de 25 entidades, da capital e interior do Maranhão.

Ato histórico
A Comissão Especial da Reforma da Previdência pode começar a debater, hoje, o parecer do relator, deputado Samuel Moreira. O texto foi apresentado na quinta-feira passada e, em seguida, foi concedido pedido de vista coletivo, o que adiou o início da discussão na comissão por duas sessões do Plenário. Na sexta-feira, a realização de sessão no Plenário da Câmara abriu a contagem do prazo. Desde novembro de 2017, a Câmara não conseguia atingir o quórum de 51 deputados para abrir uma sessão na sexta-feira. O ato foi classificado como histórico por diferentes parlamentares presentes ao debate.

Para escrever na pedra:
“A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar no que ninguém pensou”. De A. Szent-Gyoray.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.