Políticas públicas

Projeto de estruturação de políticas públicas para o varejo em São Luís

Ação integra o projeto Políticas Públicas 4.0, convênio firmado entre CNDL e Sebrae Nacional, com apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís

Riba Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, destaca a importância do projeto para o varejo maranhense (CDL)

SÃO LUÍS - Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), voltado para o varejo e que está percorrendo todas as regiões do país, será discutido na Assembleia Legislativa, dia 9 deste mês, às 8h30. A ação é resultado de convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.

O projeto reúne entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do Poder Público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país. O encontro tem como objetivo realizar atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional, conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação do segmento público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

O evento será conduzido pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, que vai desenvolver metodologias com foco na estruturação concreta de propostas de políticas públicas.

Fábio Ribeiro, presidente da CDL São Luís, destaca a importância da integração colaborativa e transparente entre o poder público e setor produtivo: “O varejo é um dos primeiros a sentir os impactos causados por mudanças na conjuntura econômica, e o PP 4.0 está discutindo o cenário e propondo políticas públicas alinhadas com as demandas reais do setor”, defende.

Qualificação

São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo.

Números

R$ 3,7

Milhões foram investidos ao longo de dois anos no projeto Políticas Públicas

4.09

De abril será realizado o encontro em São Luís, relativo ao projeto Políticas Públicas 4.0

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.