Esquiva

Dino não explica transferência de recursos do Porto do Itaqui e tenta dar destaque à produção do terminal

Governador do Maranhão usou as redes sociais para destacar reportagem sobre a produção do Porto

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Flávio Dino em visita ao Porto do Itaqui, cuja concessão pode ser cassada (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aproveitou suas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 13, para dar destaque a uma reportagem, segundo ele, que enaltece a capacidade operacional do Porto do Itaqui. No entanto, o gestor ainda não explicou, por exemplo, como se deu – conforme denúncias - a possível transferência de recursos endereçadas ao terminal e que foram incluídas em outros setores da administração estadual.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no mês passado, confirmou a O Estado que está fiscalizando as circunstâncias deste procedimento interno. A revelação de que o Governo do Maranhão teria se apossado irregularmente de recursos do porto foi feita em junho do ano passado. De acordo com a peça, protocolada na Justiça Federal à época, a gestão dinista teria recolhido R$ 80 milhões do terminal aos cofres do estado.

Em novembro do ano passado, a Antaq publicou resolução em que proibia a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) de realizar qualquer nova transferência de recursos da receita tarifária do Porto do Itaqui para o Governo. A determinação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de outubro do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.