Tradição

Missa do Galo será celebrada na noite do dia 24, em SL

Tradicional missa das vésperas de Natal, antes celebrada à meia-noite, começa mais cedo

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Missa do Galos será celebrada ás 17h30 na Igreja da Sé (missa do galo h)

Uma das datas mais importantes para os cristãos está se aproximando, e a Catedral da Sé, lo­calizada na Praça D. Pedro II, no Centro, já se prepara para suas celebrações. No dia 24, marcado co­mo véspera de Natal, ou véspera do nascimento de Jesus Cristo, a Igreja prepara a tradicional Missa do Galo, que se inicia às 19h.

Tradicionalmente celebrada à meia-noite, nenhuma Igreja Católica da Ilha realiza mais a celebração no horário previsto, por causa da falta de segurança. No dia 25, a tradicional Missa de Natal será celebrada às 17h30. Esse horário se repetirá nos dias 31 e 1° de janeiro.

Trazendo palavras de reflexão sobre amor ao próximo, gratidão ao ano vivido e, lógico, ressaltando o nascimento de Jesus Cristo, a celebração será comandada pelo padre César de Souza. Se é esperado que a missa do dia 24 traga momentos especiais, com intervenções teatrais para fazer o momento se tornar ainda mais lúdico.

Sobre a segurança para a missa celebrada na catedral, por causa do maior número de fiéis que devem estar presentes, a organização da paróquia afirma que foi solicitado à Prefeitura um número extra de policiais para fazerem a segurança local. Entramos em contato com a Prefeitura de São Luís para obter mais informações mas até o fechamento desta matéria não obtemos respostas.

Tradição milenar
Sisto III é considerado por muitos como o papa que autorizou a criação da Missa do Galo em meados do século V d.C. Essa informação é questionada, pois alguns defendem que São Telésforo criou a Missa do Galo em 143.
A tradicional celebração da véspera de Natal recebeu esse nome específico em países latinos e se deriva de uma lenda ancestral que afirma que à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, anunciando a vinda do filho de Deus.

Uma segunda lenda, de origem espanhola, conta que, antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite no dia 24, cada lavrador da província de Toledo [Espanha] matava um galo. A ave era levada para a igreja, a fim de ser oferecida aos pobres. O galo também anuncia o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do astro após o longo período de inverno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.