Música

Festa para a cultura popular

Lançamento do álbum “Preta Velha”, de Camila Reis vai reunir performances, artes visuais, moda e culinária em evento neste sábado, a partir das 18h, no Laborarte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Camila Reis reúne muitas atrações em festa de lançamento de seu disco "Preta Velha" (Camila Reis)

SÃO LUÍS - A cantora e compositora Camila Reis lança o álbum “Preta Velha” com show neste sábado, a partir das 18h, no Laborarte. Disponível nas plataformas digitais, o lançamento do álbum será marcado por uma festa que reúne, além do show, performances, artes visuais, moda, culinária e cultura popular. A programação será composta por diversos coletivos musicais, artistas e ainda roda de tambor de crioula.

A abertura será com o grupo Maratuque Upaon-Açu, seguido pelo Salão de Artes com DJ Pedro Dread Lock que comanda a parte musical e ainda as participações da Cozinha Ancestral (culinária); Tassila Custodes e Kerolayne Kemblim (artes visuais); Sobre o Tatame (exibição de vídeos); Cadê Beltrano e Kebrada (modas e acessórios); Trancistas de Oxum (penteados afros); Pimentas Régias (pimentas artesanais).

A programação traz ainda ladainha e toques de berimbaus com integrantes da Escola de Capoeira Angola do Laborarte que prepara o terreno para o show “Preta Velha”. A noite terá ainda roda aberta com Cacuriá de Dona Teté e tambor de crioula do Laborarte.

Álbum

O álbum “Preta Velha” é formado por composições de autoria de Camila Reis e tem produção musical de Jesiel Bives e Nataniel Assunção. É formado por músicas com temáticas que abordam a liberdade feminina, a ancestralidade africana e as brincadeiras populares com os seus personagens. Passeia ainda por ritmos maranhenses e brasileiros com influências da worldmusic. O disco é composto por sete faixas e conta ainda com a participação de Rosa Reis, do cabo-verdiano Hélio Ramalho e de Ana Regina Arcanjo.

Camila Reis desde criança teve contato com mestres da cultura popular maranhense como Dona Teté, Mestre Felipe, Dona Mundica Paca, Dona Roxa, Mestre Apolônio Melonio e Mestre Patinho com os quais teve oportunidade conhecer e participar de suas atividades dançando, tocando e cantando. Depois de passar pela Escola de Música do Maranhão, de participar de bandas independentes, coletivos percussivos e espetáculos teatrais sempre trafegando pelos caminhos da expressividade popular brasileira, começou a desenvolver sua musicalidade autoral protagonizando apresentações e shows com a interpretação de canções suas e de outros compositores.

É autora do livro “Cantigas Divinas”, que reúne partituras rítmicas e melódicas de músicas da Festa do Divino Espírito Santo do Maranhão e do cacuriá; e também desenvolve trabalhos com contação de histórias, utilizando a música e o teatro.

Serviço

O quê

Lançamento do álbum “Preta Velha”, de Camila Reis

Quando

Sábado, a partir das 18h

Onde

Laborarte - Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.