Literatura

História de um lutador em livro de Bruno Tomé Fonseca

Escritor Bruno Tomé Fonseca, membro da Academia Ludovicense de Letras, lança hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís Shopping, a obra “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Capa do livro ''Rei Zulu: A Majestade Bárbara" (Livro 'Rei Zulu")

São Luís - Biografia inédita do ex-lutador de vale-tudo Casemiro Martins, “Rei Zulu: A Majestade Bárbara” será lançada hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati). A obra é de autoria do procurador e membro da Academia Ludovicense de Letras, escritor Bruno Tomé Fonseca, admirador do trabalho do ex-lutador. A noite de autógrafo terá bate-papo conduzido pelo jornalista Juraci Filho, com a presença do biografado.

A obra, prefaciada pelo cantor Zeca Baleiro, tem 200 páginas e resgata a memória de um ídolo emblemático do esporte, cuja identidade confunde-se com a do próprio maranhense. “Trata-se de um resgate humanitário, pois a literatura, além da arte, guarda uma função social de resgatar pessoas que estão no esquecimento”, frisa o autor.

Segundo Bruno Tomé Fonseca, a admiração por “Rei Zulu” decorre de seus feitos no esporte que escolheu e levou a sério e, também, pela pessoa que ele é. “Casemiro Martins, o ‘Rei Zulu’, é uma pessoa cujo discurso e atitude unem aquele mais humilde ao que está na escala social mais elevada da sociedade. É o retrato da simplicidade, humanidade e pureza de coração, com uma certa ingenuidade”, define.

O escritor lembra que Zulu trilhou um caminho pioneiro antes do UFC e do Pride existirem como espetáculos milionários. “Ele foi um desbravador, um corajoso, que enfrentava adversários e adversidades com muita garra e inteligência”, elogia.

Entrevistas - O contato do procurador com Casemiro Martins deu-se por intermédio do lutador e professor de artes marciais James Adler, antigo adversário de Zulu. “Depois do primeiro contato, foi quase um ano e meio de conversas e entrevistas, não somente com Zulu, mas também com outras pessoas que conviveram com ele”, conta o escritor.

De acordo com o autor, foi gratificante e desafiante escrever sobre o universo de lutadores e ex-lutadores, o que o obrigou a muita investigação em vídeo, documentos e fontes históricas como registros jornalísticos na Biblioteca Nacional. “Entre outras coisas, percorri fontes de arquivos pessoais do Rei Zulu, além de quase seis horas de entrevistas em áudio. Isso obriga o escritor a ter muita responsabilidade e zelo no tratamento das informações”, diz.

A obra é um microcosmo da biografia dos desbravadores de um universo gigante, o do UFC, e outras federações correlatas, de acordo com Tomé. “Rei Zulu foi um retirante da luta, um nômade, que correu o Brasil (e alguns países do mundo), desbravando e procurando adversários de toda a natureza e sem distinção”, afirma ele, que é autor também das obras “Contos Crueis”, “As Carências das Horas Tardias da Noite” e “Leve-me ao Seu Líder! Articulações entre o Direito e Cultura Pop” (livro de autoria coletiva).

Serviço

O quê

Lançamento de “Rei Zulu: A Majestade Bárbara”

Quando

Dia 12 de dezembro, às 19h

Ondo

Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: R$ 60,00


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.