Eleições

Conheça as opiniões e propostas de Ramon Zapata (PSTU) para o governo

Discurso ideológico e proposta única para todos os assuntos abordados marcam primeira sabatina de O Estado do Maranhão

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Conselhos populares foram apresentados por Zapata como solução para todos os temas abordados na sabatina. (Ramon Zapata (PSTU))

O professor Ramon Zapata, candidato do PSTU ao governo do estado, foi o primeiro dos entrevistados das sabatinas promovidas pelo jornal O Estado do Maranhão. Em uma hora de sabatina com os jornalistas Marco D’Eça, Gilberto Léda e Carla Lima, Ramon expôs suas principais ideias e propostas para o Maranhão.

TEMAS

Como forma de garantir idoneidade à entrevista, os temas abordados foram sorteados pelo candidato. No caso de Ramon Zapata, os escolhidos foram: educação, segurança pública e cultura.

Perguntado sobre o programa Escola Digna pelo jornalista Gilberto Léda no tema educação, o candidato tergiversou e lançou dados sobre a evolução da educação na história. Falando da Grécia e Idade Média. A necessidade de superação da forma de produção capitalista e pela implantação do socialismo foi defendida pelo candidato. Abordagem que foi reproduzida em todos os temas subsequentes.

Zapata constatou a baixa qualidade do sistema de ensino, tanto público quanto privado. A única referência objetiva ao programa Escola Digna foi a de que ele é obrigado a comprar os pincéis.

Sobre a segurança pública, Zapata prometeu desmilitarizar a polícia e transformar a corporação em uma espécie de sindicato. No modelo proposto por ele, a categoria iria decidir o que fazer e como proceder.

Perguntado pelo jornalista Marco D’Eça sobre a suspeita de acordo entre governo e facções criminosas para manter a ordem em Pedrinhas, o candidato mais uma vez ladeou o tema e falou sobre a necessidade de conselhos populares para determinar os rumos dentro dos presídios.

A proposta também foi apresentada para o último tema abordado, cultura. Zapata afirmou que a comercialização de bens culturais deveria ser proibida, que todos deveriam ter acesso gratuito e este deveria ser custeado pelo governo. A forma como esses recursos seriam gastos iria ser determinada, assim como na educação e segurança pública, por conselhos populares.

OS NÚMEROS DE ZAPATA E A REALIDADE

Durante a sabatina o candidato lançou mão em vários números para justificar suas propostas. O Estado do Maranhão checou alguns desses números. Veja o resultado.

POBREZA NO MUNDO: Zapata – 2.3 bilhões de pessoas abaixo da linha da pobreza no mundo (2/3 da humanidade) / Realidade – 767 milhões de pessoas.

NÚMERO DE DESOCUPADOS NO BRASIL: Zapata – 70 milhões de desocupados no Brasil / Realidade – 27.7 milhões

PIB DO MARANHÃO: Zapata – R$ 70 bilhões / Realidade - R$ 78 bilhões

MARANHÃO E LATIFÚNDIO: Zapata afirmou que o estado possui as maiores concentrações de latifúndios do Brasil. Números do último Censo Agropecuário mostram que o Mato Grosso é o estado que mais concentra latifúndios no Brasil. Em segundo lugar o Mato Grosso do Sul e em terceiro lugar o Pará.

AGRICULTURA FAMILIAR: Zapata – 70% do alimento no Brasil é produzido por agricultores familiares / Realidade - 70%

NÚMERO DE ANALFABETOS NO MARANHÃO: Zapata – 800 mil / Realidade – 850 mil

DESEMPREGO: Zapata – Maranhão possui os piores índices de desemprego do pais / Realidade – a Bahia é o estado com os piores índices de desemprego do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.