Violência

11 ocorrências registradas na Operação Férias em São Luís

Crimes como lesão corporal, roubo e furto foram os principais registrados pelo Bptur nos primeiros 10 dias de julho; faixa litorânea está sendo patrulhada

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Grupo de turistas suiços em passeio pela Avenida Litorânea, um dos locais patrulhados pelo Bptur (turistas em SL)

SÃO LUÍS - Do dia 1º até ontem, um total de 11 ocorrências havia sido registrado pelo Batalhão de Turismo da Polícia Militar do Maranhão (Bptur). Entre os crimes registrados, lesão corporal, roubo e furto foram os principais, somando oito do total.

Com o aumento no fluxo de visitação dos turistas na Ilha neste mês de julho, período de férias escolares e para muitos trabalhadores, o Bptur articulou mais uma fase da Operação Férias, que tem o objetivo de garantir a segurança do turista.

Até o momento, áreas como o Centro Histórico/Praia Grande - que é um espaço bastante movimentado por jovens da capital e turistas que querem conhecer o conjunto arquitetônico da cidade -, as praças da Lagoa, Benedito Leite e o Espigão Costeiro da Ponta d’Areia têm sido policiadas pelo Bptur.

Uma novidade é o patrulhamen­to que foi destinado, desta vez para a faixa litorânea da capital, como explicou o coronel José Maria Honório de Carvalho. “Nas praias, em toda a orla, da Península até o Araçagi, nós temos feito o policiamento na faixa de areia que era uma coisa que não tinha na rotina de trabalho [da Bptur]. A iniciativa é mais por prevenção e, principalmente, porque nós percebemos que a polícia não tinha o hábito de fazer patrulhamento nessa faixa. Por isso, implementamos esse tipo de policiamento para dar uma visibilidade maior ao turista, para ele se sentir seguro.”

A capital maranhense acumula um histórico de ocorrências que, por tantas vezes, resultaram em crimes mais sérios, comprometendo a integridade física de turistas e da população local. O último caso, e de grande repercussão, foi o de um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi esfaqueado durante um assalto em um dos pontos nobres de São Luís.

Relembre
No dia 15 de junho, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antonio José Teixeira Guerra, foi vítima de assalto e acabou esfaqueado na área da Lagoa Ana Jansen. Ele fazia caminhada quando foi abordado por dois assaltantes em uma moto, segundo a polícia. As facadas atingiram a região do braço e do tórax.

O docente da UFRJ é referência nacional e internacional em Geomorfologia e veio a São Luís para participar da banca de defesa de memorial para a progressão à carreira de titular do professor Antônio Cordeiro Feitosa, do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Saiba mais

Patrulhamento
O objetivo da Operação Férias é garantir a segurança de turistas nacionais e internacionais. O foco tem sido patrulhar áreas onde concentram-se grandes públicos, com o intuito da prevenção de delitos que, fatidicamente, ocorrem quase diariamente na capital.


Dicas da Bptur
- procurar frequentar lugares em que se sinta seguro
- andar sempre acompanhado
- estrangeiros devem trocar a moeda em casas de câmbio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.