Pergentino Holanda: Maria da Graça Amorim é a nova desembargadora do TJMA
E mais: Noite de Gala no Palazzo
Nova Desembargadora
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), confirmou hoje o que esta coluna já havia previsto: nomeou a Procuradora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Ela ingressa na vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público do Maranhão (MPMA).
Brandão pontuou: “Nomeei Maria da Graça Amorim como desembargadora do @tjmaoficial, primeira mulher a entrar para a corte pelo quinto constitucional, que envolve indicação da OAB e MPMA. A escolha reforça nosso compromisso com a inclusão feminina em posições de destaque em nosso estado”.
A nova desembargadora foi a segunda mais votada na lista tríplice formada em abril, com 21 votos, e da qual faziam parte, ainda, a procuradora de Justiça Maria Luiza Martins (22 votos) e o também promotor Pablo Bogéa (20 votos).
É a primeira vez que um governador nomeia uma mulher maranhense como desembargadora pelo Quinto Constitucional. A decisão reforça a política do chefe do Executivo de incluir mulheres em cargos de destaque no Maranhão, a exemplo de seu apoio à eleição da deputada Iracema Vale para a Presidência da Assembleia Legislativa e da escolha de Flávia Gonzalez para o Tribunal de Contas do Estado, sendo ambas pioneiras em seus cargos.
Nova Desembargadora…2
Maria da Graça é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador federal do TRF-1, de 2004 a 2014, e tem quatro filhos: Guilherme Amorim (juiz de Direito do TJMA), Gustavo Amorim (desembargador Federal do TRF-1), Gabriel Amorim e Geovanne Amorim, ambos advogados. Nascida em São Luís, é formada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e procuradora há 32 anos, tendo entrado no MP em maio de 1992.
Na votação interna para escolha da lista sêxtupla para o Quinto Xonstitucional do TJMA, foi indicada por unanimidade.
Ao logo da carreira no Ministério Publico atuou e oficiou por mais de três décadas nas comarcas de Codó, Timbiras, Timon, Itapecuru e São Luís. Também atuou no Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMO), por requisição da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Noite de Gala no Palazzo
De uma coisa todos podem ter certeza: a Festança de Maio em Noite Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi, será o maior evento social desta temporada no Maranhão.
E é importante destacar que será uma festa elegante e descontraída com um toque de cultura popular.
Nessa noite teremos como ponto alto a apresentação do espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras desse período em São Luís.
Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, repito: aproveitarei para comemorar, entre amigos de sempre, minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.
Noite de Gala no Palazzo... 2
Voltamos a repetir: a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile elegante com o mesmo charme e glamour de outros eventos do gênero realizados nesse período.
A produção sugere às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala os adereços mais bonitos das brincadeiras de bumba-meu-boi.
Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando uma camisa social preta (de manga comprida) ou um blazer azul marinho ou preto.
Noite de Gala no Palazzo...3
Responsável pela elaboração da lista de convidados, Teresa Martins está a mil por hora pedindo aos convidados que confirmem presença o quanto antes para facilitar a produção do evento.
As confirmações de nomes badalados de nossa sociedade na Festança de Maio em Noite de Gala sinalizam que teremos um evento que ficará marcado na vida social de São Luís como um dos mais glamurosos.
Ou seja: o evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.
Será, com certeza, uma noite de muitas e inesquecíveis surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.
O sol há de brilhar outra vez
Van Gogh foi um especialista, entre outras coisas, em pintar a luz do sol, em todo o seu esplendor, usando pinceladas vivazes, com cores vibrantes e expressivas.
A tela acima, que pertence ao acervo do Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda, é um exemplo disso.
O título da obra não é o que destaquei, mas é a mensagem que quero deixar, depois de tantos dias tristes, escuros e molhados no Rio Grande do Sul.
A tela chama-se O Semeador, foi concluída em 1888 e mostra o sol como fonte de luz, energia e vida.
Discussão promovida pela Fiema
O setor maranhense da agroindústria/agronegócio foi pauta da primeira reunião de 2024 do Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), liderada pelo vice-presidente executivo da Federação, Luiz Fernando Renner.
O encontro teve como convidado o superintendente federal da Agricultura no Estado do Maranhão, Wellington Sousa, acompanhado da equipe técnica da Superintendência, que abordou as ações da unidade da SFA no estado, que impactam diretamente a economia e o setor produtivo maranhense.
Um dos assuntos abordados foi o reconhecimento do Maranhão como zona livre da febre aftosa, com 100% do rebanho vacinado, o que possibilita a abertura de novos mercados para o setor de alimentos, no âmbito nacional e internacional.
Discussão promovida pela Fiema…2
Uma das exposições foi ministrada pelo auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, Roberto Carlos de Arruda.
O auditor apresentou os programas sanitários nacionais e internacionais desenvolvidos no âmbito do Ministério, como as ações de vigilância para a febre aftosa, controle e erradicação da brucelose e tuberculose, controle da raiva dos herbívoros, sanidade suína, dos equídeos e avícola.
Ele ressaltou ainda a necessidade do diálogo com o setor produtivo. “A gente traz essa experiência do Ministério da Agricultura para mostrar aos empresários da indústria, aquilo que a gente pode progredir se tiver um planejamento para dez, vinte e trinta anos no Maranhão. O MAPA pensa em exportação, e o Maranhão pode ser inserido nesse contexto, para que a gente cresça como um todo, pequenas, médias e grandes empresas”, pontuou.
Discussão promovida pela Fiema…3
Estiveram presentes à reunião na Casa da Indústria, Celso Gonçalo e Luís Fernando Renner, vice-presidentes executivos da Fiema; Alessandra Pontes, secretária municipal da Semapa; Flávio Viana, secretário estadual da Sagrima; Ubiratan Silva, secretário adjunto da Seinc; representantes do Sindicaalcool, Sindiarroz, Sindóleo, Sindileite, Sindicocal, além de Sebrae e Faculdade Anhanguera.
DE RELANCE
A mais rica, desde que de pé
O momento não poderia ser mais emblemático. Conhecida por destacar as maiores fortunas do planeta, a capa da revista Forbes da última semana, no Brasil, elegeu a Amazônia como “a mais rica do mundo”, em uma ação da Natura – marca brasileira que virou referência em bioinovação.
Avaliado pelo Banco Mundial em US$ 317 bilhões, o patrimônio da floresta amazônica de pé (que fique bem claro) ultrapassa o de qualquer bilionário, graças a sua biodiversidade (25% da riqueza biológica terrestre).
Em tempos de emergência climática e de catástrofes sem precedentes, como a que acontece agora no Rio Grande do Sul, vale a reflexão.
Precisamos pensar e cuidar mais das nossas áreas verdes, e não só na Amazônia.
O processo de desenvolvimento tem de caminhar junto com a conservação. Isso vale, inclusive, para as nossas cidades. Plantar mais árvores e preservar a vegetação que ainda resiste é um bom começo.
Continua após a publicidade..
O melhor e o pior do ser humano
A tragédia que se abate sobre o Rio Grande do Sul mostrou que, numa tragédia, o melhor do ser humano é a solidariedade. Além das múltiplas doações, donos de barcos, jipeiros e proprietários de helicópteros entraram em campo para salvar vidas ao lado da força pública.
Essa generosidade conforta em um momento de tantos pedidos de socorro.
Por outro lado, a enchente também mostrou o lado perverso de pessoas egoístas que não querem ajudar alegando que pagam impostos e que socorrer os desalojados é dever do governo.
São pessoas incapazes de um gesto de generosidade, que devem ser desconsideradas por quem compreende a importância de dar a mão numa hora difícil como essa.
Heróis anônimos
Apenas sete meses após a última tragédia que assolou o Estado, novamente o Rio Grande do Sul se vê diante do caos provocado pelas enchentes.
A dor e a tristeza afetam famílias inteiras enlutadas e desabrigadas. A forte e atuante rede de solidariedade se reativa, mostrando a resiliência e a empatia do povo gaúcho frente ao caos.
Mas solidariedade apenas ameniza as consequências, não combate as causas.
Fenômenos naturais devastadores não geram apenas destruições. Revelam, também, um brilho de esperança na escuridão: os heróis que enfrentam o desafio para salvar vidas. São indivíduos corajosos e altruístas que se tornam os verdadeiros pilares da comunidade.
Heróis anônimos…2
Socorristas, bombeiros e equipes de resgate são os guardiões da segurança e da esperança quando as águas sobem. Arriscando suas próprias vidas, eles mergulham na tempestade para trazer conforto e salvação aos necessitados.
Com gestos simples, mas repletos de significado, oferecem alimentos, roupas secas e, acima de tudo, o calor humano, tão vital nas horas mais sombrias.
Esses cidadãos comuns se transformam em pilares de solidariedade e em exemplos vivos de empatia e compaixão.
São esses heróis anônimos, com uniformes encharcados e olhos determinados, que enfrentam a fúria da natureza para resgatar os indefesos.
Heróis anônimos…3
Neste momento crítico, a solidariedade e a união entre as pessoas são vitais. É preciso olhar para exemplos de cidades que souberam se reconstruir após a destruição e se inspirar em suas práticas para reerguer as áreas afetadas.
A reconstrução não deve se limitar apenas à infraestrutura física, mas também incluir suporte psicossocial para as vítimas, ajudando-as a superar o trauma e a recuperar a esperança e a dignidade.
Nas enchentes e outras tragédias a que assistimos diariamente, os verdadeiros heróis não usam capas ou máscaras. Eles usam uniformes e enfrentam desafios em nome da segurança e do bem-estar coletivo.
Aliás, é o que se espera das nossas lideranças, sendo necessário rever a governança e a gestão para amenizarmos as tragédias dessa dimensão.
A responsabilidade de chamar a sociedade para encontrarmos soluções é das autoridades públicas.
O pedido de ajuda não pode ser solicitado somente em meio ao caos, precisa ser trabalhado e articulado com mais inteligência e planejamento.
Troca de informação na Fecomércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador do Estado do Maranhão (Sindamed) realizaram ontem o workshop Oportunidades de Negócios com a Nova Lei de Licitação, na sede da Fecomércio-MA, localizada na Avenida dos Holandeses.
Com o intuito de informar e orientar sobre as novas possibilidades trazidas pela legislação de licitações, o evento contou com a participação de especialistas renomados na área.
Como palestrantes o workshop trouxe André Maia e Jonatas Fernandes, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema.
Empresários, gestores e interessados em entender e explorar as vantagens proporcionadas pela nova lei de licitação foram convidados a participar desse evento, que proporcionou troca de informação e conhecimento que visam garantir o sucesso nos negócios.
Mimos especiais para as Mães
O Dia das Mães é uma data mais que especial, é a oportunidade de mimar aquela que mais cuida da família e que nos deu a vida. E claro, toda mãe merece um presente muito especial. E melhor ainda, quando é algo que combine com seu estilo de vida, que seja útil e que ela possa usar por muito tempo.
Nas lojas Potiguar de São Luís, Maiobão, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês as prateleiras estão repletas de sugestões cuidadosamente selecionadas para agradar as mamães de todos os estilos, idades e gostos. Desde porta-retratos para eternizar momentos especiais de mães e filhos, garrafas térmicas para manter a saúde e a hidratação em alta até itens que sejam um verdadeiro sonho de consumo para cada perfil de mãe – cafeteiras de cápsulas para as amantes de um bom café; eletroportáteis que são sinônimo de praticidade e vão ajudar a mamãe a ganhar tempo em suas tarefas diárias, e produtos como cadeiras e mesas para fazer um home especial para as mães que trabalham em casa.
E tudo com preços especiais e parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito. Vale a pena garantir um presente que seja a cara da mamãe e o melhor, com muita economia e praticidade.
Campanha Maio Laranja
Nessa quinta-feira, 9 de maio, às 10h, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) dará início à campanha Maio Laranja com uma série de eventos focados na conscientização e no combate à violência sexual, além da orientação de protocolos para a equipe do hospital no atendimento às vítimas de violências.
Essa é uma iniciativa da Diretoria Médica do HSE – HSLZ sob o comando da Dra. Sílvia Mochel e do Diretor Geral de SMS – HSLZ Plínio Valério Tuzzolo.
O evento de caráter educativo e de alinhamento interno será no auditório do hospital; e terá como convidados especiais Davi Veras, Defensor Público do Estado do Maranhão e Titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente e a 1ª Subdefensora Geral do Estado do Maranhão Cristiane Marques Mendes, Titular do Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBTQIA+.
Campanha Maio Laranja…2
Dedicada à conscientização e combate às violências sexuais, especialmente contra crianças e adolescentes, a campanha Maio Laranja foi inspirada na trágica história de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, menina de oito anos sequestrada, drogada e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo.
O crime, que chocou o país pela brutalidade e pela impunidade dos envolvidos, hoje mobiliza esforços em diversas frentes para a prevenção desse tipo de violência.
E tendo a data de 18 de maio sendo oficializada legalmente desde o ano de 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.
No Maranhão, os números são alarmantes e reforçam a necessidade de iniciativas como o Maio Laranja no HSE/HSLZ.
Para escrever na pedra:
“Uma coisa aprendi na vida. Quem tem medo da infelicidade nunca chega a ser Feliz”. De Mia Couto.
TRIVIAL VARIADO
Normalmente, quem vai a Paris espera poder ver, chegar perto, contemplar a Torre Eiffel. Nas Olimpíadas, não deixará de ser assim.
Mas quem estiver lá em cima do ponto turístico mais famoso do mundo também vai poder assistir um espetáculo: o torneio olímpico de vôlei de praia.
E, cada vez mais, o vôlei de praia brasileiro dá mostras de que pode fazer como (quase) sempre fez e ter peso importante no quadro de medalhas do país.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira