Comportamento

Depressão sazonal: Saiba como driblá-la nos dias nublados

Terapeuta dá dicas para aproveitar o verão chuvoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
A falta de humor e disposição estão ligados a ausência da claridade e dias bonitos (depressão)

A grande maioria sabe que a depressão sazonal, a falta de humor e disposição estão ligados a ausência da claridade e dias bonitos, pois além do sol estimular a fabricação de serotonina, responsável pelo nosso humor, bem-estar mental, entre outros, também nos afeta culturalmente, sendo que dia ensolarado é sinônimo de curtir a vida ao ar livre. Porém, como estamos tendo um verão chuvoso, nada como dicas para driblar a depressão sazonal e fazer valer o dia, mesmo não estando ensolarado.

A terapeuta Salma Cortez dá dicas para mudar este sentimento, driblando a depressão sazonal, utilizando terapias alternativas como florais e cristaloterapia.

Cristaloterapia: para conseguir o equilíbrio neste caso por meio dos cristais, deve-se usar os de tonalidade marrom, vermelha ou preta: pedra do sol, jaspe sanguíneo e granada.
Florais: no sistema Joel Aleixo, aplica-se a essência vibracional de canela, arruda, cravo, guiné ou hibisco que existem nos compostos Energia e Vontade.
Alimentação: canela, cravo nos temperos e 1 colher de café de grão de pólen no café da manhã.
Banhos ou chás: canela, hibisco, cravo, arruda e guiné.
Cromoterapia: as cores vermelhas e laranja são ótimas para ativar a vitalidade e a alegria. Pode-se imaginá-las ao redor de si próprio, ou usar roupas nestas tonalidades.
Feng Shui: usar peças vermelhas na mesa de trabalho ou no quarto do casal. Soprar canela nos cantos da casa também ajuda a colocar as coisas em movimento.

Além dessas terapias, recomenda-se manter o pensamento positivo e procurar atividades prazerosas, além da companhia de pessoas queridas. A prática de exercícios físicos também ajuda a manter mente e corpo equilibrados, afastando desta forma a depressão sazonal. A dica fica por conta de escolher o esporte que mais combina com cada um e aproveitar todos os dias como se fossem os mais ensolarados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.