Saúde pública

Novembro terá mais ações de limpeza e combate ao Aedes

O trabalho é executado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e pela Semus, por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
No Cohatrac, além dos entulhos, foram recolhidos pneus em todas as borracharias que foram visitadas (pneus)

SÃO LUÍS - Durante o mês de novembro, a Prefeitura de São Luís intensificará o trabalho de limpeza urbana e combate ao mosquito Aedes aegypti com ações nos bairros Camboa e Liberdade, que recebem ações do Bota Fora. O bairro Caratatiua também será alvo de uma grande ação, fruto de parceira entre a gestão municipal e a população, que resultará na limpeza de toda a área, com a presença de agentes de limpeza com serviços de capina, varrição, coleta seletiva e remoções manual e mecanizada.

O trabalho é executado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. O objetivo é combater as cha­madas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos - como a dengue, febre chikungunya e zika vírus -, e ainda intensificar as ações de limpeza urbana por meio de coleta porta a porta e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Na última semana, a Prefeitura levou ações do Bota Fora aos bairros Cohatrac I, II, III, IV e V. A ação foi a segunda de uma sequência que em novembro mobilizará os bairros Camboa e Liberdade, que reúnem uma população de mais de 23 mil habitantes e um universo de mais de seis mil casas.

Estas são ações já executadas diariamente pela Prefeitura de São Luís, mas que durante o Bota Fora são intensificadas para atender a um bairro em específico. “Temos ações estratégicas para cada período do ano, mas durante a estiagem temos a oportunidade de prevenir problemas que surgirão quan­do as chuvas começarem a cair. Se a gente eliminar os focos do mosquito desde já, ele nem chega a nascer quando a chuva passar", afirmou o coordenador municipal de Controle às Arboviroses, Pedro Tavares.

No Cohatrac, agentes de controle de arboviroses visitaram ruas e avenidas dos bairros com atividades de nebulização espacial com o carro fumacê. A Vigilância Sanitária também fez a colocação do "Selo Legal" em estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção.

Agentes de controle de limpeza urbana fizeram visitas às residências para a coleta de resíduos volumosos para os moradores e entulhos, como restos de construção civil.

SAIBA MAIS

O Bota Fora não é a única ação de limpeza que a Prefeitura de São Luís tem realizado. Ainda em novembro, o bairro Caratatiua receberá uma ação semelhante à que foi feita no Residencial Pinheiros I e II, que recebeu em um único sábado mais de 100 agentes de limpeza com serviços de capina, varrição, coleta seletiva e remoções manual e mecanizada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.