Meio ambiente

Projeto estimula reciclagem com ações em municípios do estado

Ecocemar continua trazendo benefício à população de diversas cidades do Maranhão; são 21 postos de coleta, sendo 15 apenas em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - O projeto Ecocemar tem trazido maranhenses para a cultura da reciclagem como proposta de incentivar atitudes simples, responsáveis e conscientes como a coleta seletiva, pois reciclar é uma forma de ajudar o meio ambiente. Hoje já são 21 postos de coleta do Ecocemar, 15 em São Luís, um em São José de Ribamar, três em Imperatriz, um em Timon e um em Caxias.


Além de ajudar a reduzir o valor da conta de energia, já que o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue no posto de coleta, com destinação do material à indústria de reciclagem.


Quem também tem reduzido o valor de suas contas de energia elétrica com o benefício do Ecocemar são as instituições filantrópicas, pois os clientes podem escolher para quem fazer a doação do bônus.


Em números
Totalizando mais de 70 mil clientes em seis anos de projeto, o Ecocemar entregou mais de R$ 1 milhão em bônus, nas contas de energia de clientes, e doações.


Entretanto, os resultados que o projeto trouxe vão muito mais além. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes seis anos equivale a 18 mil toneladas.


Com 11 mil toneladas de papel reciclado pelo Ecocemar, 117 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 1.118 campos de futebol. Com 5 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto, 51 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza. Foram recolhidas 1.783 toneladas de metal, equivalente a 338 vagões de metrô.

O que o projeto aceita:

Papel: papelão, revistas, livros, jornal, etc;
Plástico: garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc;
Metal: aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro; Embalagens tipo Tetra Pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado...);
Resíduo orgânico: óleo de cozinha;

Como participar do projeto:
- Ir aos postos de coleta do Ecocemar com a conta de energia;
- Solicitar o cartão Ecocemar gratuitamente;
- Apresentar o cartão Ecocemar em todas as entregas;
- Levar resíduos separados por tipo, limpos e secos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.