Eleição indireta

Deputados federais do Maranhão reagem às declarações de Bira do Pindaré

Deputado do PSB, em discurso na Assembleia Legislativa, questionou o valor do voto dos deputados federais em caso de eleição indireta no Congresso Nacional

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Deputado Aluisio Mendes: "Bira do Pindaré não pode medir a postura dos outros pela atuação dele como parlamentar" (Aluisio Mendes)

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) fez discurso na manhã desta quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa colocando a credibilidade dos deputados federais em dúvida caso haja uma eventual eleição indireta para presidente da República. O socialista sem selecionar partidos ou nomes de parlamentares, questionou quanto custará um voto de deputado federal em uma eleição indireta.

As declarações de Pindaré levou a reação de deputados federais da bancada maranhense. Hildo Rocha (PMDB) e Aluísio Mendes (Podemos) criticaram a postura do deputado do PSB.

Hildo Rocha disse que se Bira assim se posicionou é porque ele tendente de “negociação de compra de consciência”.

“O Bira do Pindaré entende bem de negociação de compra de consciência de deputados, por experiência própria”, disse o peemedebista.

As críticas do deputado Aluisio Mendes foram mais fortes. Mendes disse Bira está medindo a postura dos deputados federais por si próprio e diz que o socialista não foi nada responsável nas suas declarações.

“Ele mostra total irresponsabilidade ao fazer essa afirmação. Fui contra a cassação da ex-presidente Dilma Rousseff e naquela ocasião já defendia eleições diretas para escolha de um novo presidente. Mas não admito que coloquem em dúvida o meu mandato e o meu voto. Bira do Pindaré não pode medir a postura dos outros pela atuação dele como parlamentar”, afirmou Aluisio Mendes.

Declarações - Bira do Pindaré ao repercutir as manifestações da quarta-feira, 24, em Brasília comentou a respeito de uma eventual eleição indireta para presidente da República caso Michel Temer deixe o cargo.

Na interpretação de Pindaré, a eleição indireta contribuirá para a manutenção da corrupção no Brasil.

“O que vai ser uma eleição indireta? A eleição indireta é o paraíso dos corruptos. Quanto vai custar o voto de um deputado na eleição indireta? Quanto que vai custar o voto de um deputado federal em uma eleição, eventualmente como a eleição indireta? Vai ser o maior esquema de corrupção que a gente viu no Brasil, e aí a gente não consegue virar essa página nunca”, disse Bira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.