Cuidados

Campanha é realizada para prevenir acidentes no trabalho

Cemar participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), promovida pela Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Maranhão (SRT/MA) com várias ações.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Prtevenção de acidentes de trabalho é tema de campanha (A ação tem por objetivo a prevenção dos acidentes de trabalho)

Acontece amanhã das 8h30 às 12h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho, um evento referente à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat). A campanha faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho, em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no dia 28 de abril de 2003.

A Cemar, por ter como um dos seus valores primordiais a Segurança, participará do evento com a presença do Núcleo de Segurança da Companhia que fará a exposição de Equipamentos de Proteção Individual - EPI e Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC, além da presença do Caminhão Educacional – Unidade Móvel com Orientações sobre Prevenção em Acidentes Elétricos; Equipe de cadastro dos clientes no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (baixa renda); Troca de lâmpadas e Balcão de Negociação.

O tema deste ano é “Conhecer para Prevenir”. O foco é dar visibilidade à prevenção de acidentes e às doenças do trabalho, que atingem, direta ou indiretamente, todo o conjunto da sociedade. A Cemar, empresa que se preocupa com os índices de acidentes de trabalho envolvendo a eletricidade, vêm adotando ações para informar e conscientizar os profissionais e à população em geral quanto aos riscos relacionados à energia elétrica. Os treinamentos sobre as normas de segurança (NR-10) e o uso de equipamentos de segurança específicos para os trabalhadores que atuam com a eletricidade são essenciais na garantia da execução de um bom trabalho.

Acidentes no Setor Elétrico
Todo mundo sabe que mexer com eletricidade é assumir o risco de tomar um choque, sofrer lesões graves ou até mesmo morrer. Em alta ou baixa tensão, a energia elétrica está presente na vida de todos nós, fazendo com que a ameaça deste tipo de incidente seja ainda maior para as pessoas que trabalham com ela.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que em 2016 foram registrados 23 mortes decorrentes de acidentes de trabalho com eletricidade em todo o País, contra 66 no ano anterior. Além disso, no Brasil foram registrados 458 acidentes com terceiros envolvendo rede elétrica e demais instalações. Desse total, resultaram 136 mortes.

As ações de prevenção aos acidentes de trabalho no setor elétrico contribuem para a redução dos indicadores, contudo os trabalhos continuam sendo reforçados para que esse número chegue a zero acidente.

Destaques da campanha
Um dos destaques da Canpat 2017 é o setor de Transportes Terrestres, que ocupa o primeiro lugar em quantidade de óbitos e o segundo lugar em incapacitações permanentes, daí a realização de um operativo nacional nesse setor. Cerca de 15% das mortes registradas são de motoristas de caminhão. A cada ano ocorrem 115 mil casos de adoecimento entre esses profissionais. Jornadas excessivas, privação do sono, fadiga e estresse são problemas identificados no setor. Nos últimos cinco anos, segundo informações do Ministério do Trabalho, morreram cerca de 2.780 trabalhadores e 5.400 sofreram acidentes com sequelas permanentes.

O outro destaque da Canpat deste ano é Saúde Mental/Fatores Psicossociais de Risco. Cerca de 17,5 mil novos casos são registrados por ano. A depressão e a ansiedade respondem por 49% desse total, e as reações ao estresse grave, por 44%. As atividades econômicas com pior situação em relação à saúde mental são serviços financeiros, transporte terrestre, alimentação, vigilância, segurança e investigação, telecomunicações, atenção à saúde humana, administração pública, defesa e seguridade social e fabricação de produtos alimentícios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.