Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
EIS UMA bela e estonteante imagem do por do sol de São Luis visto na Ponta d´Areia e que deverá se repetir na tarde/noite de 15 de abril visto do Rio Poty Hotel

Via Sacra no Anjo
Com o tema “Quebra as correntes e desbrava-te”, um dos mais emocionantes espetáculos a céu aberto do Brasil será apresentado em São Luís nos dias 13 e 14 de abril.
É a Via Sacra do Anjo da Guarda, cujo tema proposto busca estimular o homem a sair do estado de alienação e ignorância para conquistar o mundo por meio do conhecimento e do saber supremo.
Todos os anos, a encenação atrai milhares de pessoas ao Anjo da Guarda. São duas noites de pura emoção em torno da mais bela história
da humanidade.

Via Sacra no Anjo 2
Na maioria das cenas da Via Sacra do Anjo da Guarda, o ator principal, Smith Júnior, que vive Jesus Cristo, é cercado por atores vestidos como
guardas do Império Romano, que no espetáculo e ao longo do trajeto pelas ruas evitam que o público avance até Jesus.
Face à comoção que toma conta de toda a plateia, aliada aos efeitos de som e luz, é muito comum se ver expectadores correndo para tentar chegar mais perto e abraçar o ator, ou pelo menos tocá-lo. A interpretação de Smith já derramou lágrimas em muita gente.
O espetáculo é uma produção do Grupo Grita, que há 36 anos apresenta à comunidade, visitantes e turistas, a história da condenação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, com os personagens e fatos conforme narrados na Bíblia Sagrada.

Aleluia, Aleluia
Os bailes de Aleluia em São Luís tiveram o seu tempo áureo até o fim do século passado e ficaram na memória de quantos viveram essa época inesquecível dos salões elegantes desta Capital.
Como naquele tempo não se falava em Carnaval fora de época, os bailes de Aleluia funcionavam como um segundo round da folia de Momo. E as pessoas até se fantasiavam para tornar essas reuniões mais bonitas e alegres.
Com o passar dos anos, a festa foi caindo no esquecimento. Ninguém mais falou em Judas, que alegrava não só a garotada, mas também os adultos – estes faziam o “inventário de Judas” durante as festas e era um momento muito divertido. Poucos ainda se lembram do frito de Aleluia – uma deliciosa farofa de Capão bem cevado, assado na panela. Essas aves, geralmente eram surrupiadas, na calada da noite de Sexta-Feira da Paixão, do quintal de alguma família de amigos dos promotores da festa.
Uma grande farra, sem dúvida, que não tinha hora para acabar.

Aleluia, Aleluia 2
Com a chegada do novo milênio, um grupo de saudosistas resolveu promover a volta dessa tradição maranhense. Primeiro, com jantares festivos realizados no antigo Hotel Vila Rica. Depois, com almoços no mesmo local, já rebatizado com o nome de Grand São Luís Hotel.
A festa, no entanto, deixou de ser realizada nos dois últimos anos.
Mas este ano, o mesmo grupo se deu as mãos e convocou outros amigos para revitalizar o baile da Aleluia. Decidimos, então, fazê-lo num espaço maior. E elegemos o salão do restaurante Tarrafas e o terraço do Rio Poty Hotel.
Relançado o evento, Teresa Martins foi acionada para cuidar, com a competência de sempre, da lista de convidados. Agora, rebatizada com o nome
de “Aleluia ao Por do Sol”,
a festa vai acontecer totalmente repaginada, num ambiente decorado pela designer Cintia Klamt Motta e com a participação de alguns dos melhores grupos musicais de São Luís.

Aleluia, Aleluia 3
Esta semana, portanto, Teresa Martins espera concluir as confirmações da lista de convidados – só gente de charme e prestígio que faz mais bonita e elegante a vida social maranhense.
A “Aleluia ao Por do Sol” começa no meio da tarde, por volta das 15h do dia 15 de abril, para que todos os convidados possam contemplar o por do sol que, visto do Rio Poty, é um dos mais bonitos da Ponta d´Areia.
Na sequência será servido uma espécie de almoço/jantar, com um menu dos mais deliciosos quitutes da culinária maranhense, o qual deve se arrastar até tarde da noite.
Os convidados devem usar preferencialmente roupas coloridas para compor melhor com as cores do por do sol.
E como é uma festa só para convidados, o controle da recepção será rigoroso para que se possa evitar os sempre indesejáveis “penetras”.

Engenheiro da Google
Quem desembarcará em São Luís, pela primeira vez, é Hiro Ferreira, palestrante e engenheiro de soluções da empresa Google. Ele é o convidado especial da Faculdade DeVry São Luís para, dia 5 de abril, participar do “I Seminário Internacional de Engenharia e Inovação DeVry Brasil”. Hiro ministrará a palestra “Google: Um Sonho Possível”. Contará como é trabalhar na empresa mais desejada pelos jovens atualmente.
Com o tema “Engenharia: A Arte das Soluções Empreendedoras”, o evento terá aulas especiais, oficinas com temas de Robótica, Brand Sense - Os 5 Sentidos da Marca, Inovation Start Ups , Design Thinking, Lean Construction, Arquitetura e Empreendedorismo nas áreas de TI. Tudo gratuito e aberto ao público, mediante doação simbólica de 2kg de alimentos.

Cursos para o mercado de viagens
O Ministério do Turismo oferecerá 10 mil vagas em cursos técnicos de nível médio gratuitos a estudantes de escolas públicas. Os cursos, para o mercado de viagens, serão ofertados em diversas cidades de 18 estados. No Maranhão, as contempladas são Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Codó, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Santa Inês, São Luís e Timon. A previsão é que as aulas comecem em agosto. Os cursos: técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.

TRIVIAL VARIADO

O professor da Universidade Federal de Pelotas Cesar Victora, de 65 anos, está entre os sete cientistas que receberam a mais importante premiação científica do Canadá: o Prêmio Gairdner.

O WhatsApp trabalha com a possibilidade de colocar um recurso para você apagar uma mensagem enviada, caso tenha se arrependido. O limite será de 2 minutos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto para desmontar a regulamentação sobre mudança climática do ex-presidente
Barack Obama.

Investigado na Operação Carne Fraca, o frigorífico Peccin Agro Industrial decidiu demitir todos os funcionários da unidade curitibana.

DE RELANCE

Abuso de autoridade
O Procurador-Geral de República, Rodrigo Janot, apresentou aos presidentes da Câmara e do Senado proposta de projeto de lei que define
os crimes de abuso de autoridade. Levou a sugestão pessoalmente ao Congresso Nacional, onde se reuniu com Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. O texto apresentado inclui dois novos crimes no âmbito da tipificação penal do abuso de autoridade.
Um deles é a “carteirada”, ou seja, utilização do cargo ou função para evitar o cumprimento de uma obrigação legal ou para obter vantagem ou
privilégio. O outro é o uso abusivo dos meios de comunicação ou de redes sociais pela autoridade encarregada de uma investigação que antecipa a atribuição de culpa, antes de concluída a investigação e formalizada a acusação.

Feira Mundial Art
É aguardada pelos maranhenses a edição 2017 da Feira Mundial Art, que acontecerá de 5 a 21 de maio, no Espaço Renascença. A exposição é promovida pela Associação do Bem Estar de Artesãos Cearenses. Serão mais de 15 mil artigos em exposição, oriundos de 14 estados e 20 países.

Na prática
Uma das novidades da Semana do Jovem Empreendedor deste ano foi o lançamento do Desafio Empreendedorismo na Prática. A iniciativa da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão visa fomentar a cultura empreendedora entre os estudantes, que nos últimos dias têm vivenciado na prática a gestão de uma empresa de brigadeiros. Equipes de escolas públicas e privadas aceitaram o desafio e deverão apresentar o resultado amanhã, na Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão.

“Jogo de Xadrez”
O premiado longa-metragem “Jogo de Xadrez”, do diretor Luís Antônio Pereira, será exibido gratuitamente amanhã, às 12h30, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão. A exibição marcará o início da nova temporada do projeto Cine Guarnicê, realizado pela UFMA por meio do Departamento de Assuntos Culturais, com apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM,
Gráfica e TV da UFMA.

Britney no Brasil
Tudo indica que 2017 será o ano das estrelas internacionais no Brasil. Britney Spears, por exemplo, será a próxima artista a se apresentar aqui. A norte-americana está prestes a começar sua nova turnê e passará pela América do Sul. Britney esperou seu contrato de exclusividade com o Planet Hollywood, em Las Vegas, acabar para assinar um novo com a gravadora Live Nation. Agora, ela está negociando shows pela América, Europa e
deverá passar pelo Brasil.

Pela não violência
A última semana do mês de novembro será transformada na Semana Nacional pela Não Violência contra a Mulher. É o que estabelece lei sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União. A lei tem origem em Projeto de Lei da Câmara aprovado em setembro do ano passado pela Câmara dos Deputados e no último dia 7, pelo Senado. Já vale a partir deste ano.

Para pensar com Plutarco:
“A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta
um pouco de cada vez”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.