Estatuto do Magistério

Medida Provisória é aprovada sob protesto de professores

Iniciativa do governo sofre grande resistência da classe e votação acontece aos gritos de “Dino é um traidor”

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Professores exibiram faixa de protesto no plenário da assembleia

SÃO LUÍS – Professores se revoltaram durante a votação da Medida Provisória (MP) 230/2017, de autoria do Governo do Estado, que altera o Estatuto do Magistério e dispõe sobre o reajuste salarial dos professore da rede pública do Maranhão. Mesmo aos gritos de “Dino é um traidor é um Bira traidor”, em referência ao governador Flávio Dino e ao deputado da base governista Bira do Pindaré (PSB), e “deputado traidor, vota contra professor”, a proposta foi aprovada, nesta quarta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa.

Em uma cena de protesto, o deputado da oposição, Adriano Sarney (PV) chegou a rasgar um livro, escrito por Flávio Dino, que questiona a legitimidade das Medidas Provisória. Alguns deputados da base do governo chegaram a se afastar de perto da onde se encontravam os professores.

Adriano Sarney rasga livro de Flávio Dino

A Medida Provisória encaminhada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ao Poder Legislativo, altera o texto do Estatuto sancionado em 2013, e prevê, para este ano, um reajuste de 8% sobre os vencimentos e a Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) para quem ganha abaixo do piso, e somente sobre a GAM para as demais classes. A categoria, no entanto, sustenta que os professores que ganham abaixo do piso são a minoria e exige reajuste dos vencimentos para toda a classe.

Veja abaixo a lista dos deputados que votaram a favor da medida

Ana do Gás

Antonio Pereira

Bira do Pindare

Cabo Campos

Leo Cunha

Levi Pontes

Édson Araújo

Fabio Braga

Fabio Macedo

Glaubert Cutrim

Hemeterio Weba

Junior Verde

Othelino Neto

Paulo Neto

Prof Marco Aurélio

Rafael Leitoa

Raimundo Cutrim

Ricardo Rios

Rigo Teles

Rogério Cafeteira

Stênio Rezende

VÍDEO DO PROTESTO NA ASSEMBLEIA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.