SÃO LUÍS - Uma proposta pedagógica estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade escolar. No caso da escola Educa Center, contextualizar os alunos à realidade social, proporcionando uma aprendizagem contemporânea, globalizada e significativa, faz parte do projeto educacional da unidade de ensino. Uma das forma de promover essa aprendizagem foi por meio do projeto Around The World, realizado pela Educa Center, com cerca de 120 alunos da Educação Infantil e Fundamental I ao longo de 2016.
A ideia é fazer a criança utilizar o recurso do meio artístico para construir representações significativas e especificas que só a arte permite. “O projeto Around the world possibilitou aos nossos alunos realizar atividades coletivas e cooperativas, permitindo a vivência de múltiplas relações culturais dos países e suas peculiaridades. Além disso, trabalhou o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, vivenciando a experiência positiva de solidariedade”, explicou a coordenadora pedagógica, Liciane Palhano.
Segundo a coordenadora, o projeto coloca o aluno como agente de seu aprendizado, produzindo algo com sentido, em situação autêntica de vivência e experiência. “O projeto estimula o pensamento crítico, desenvolvendo a capacidade de observação para melhor utilizar informações”, completou.
Espetáculo
A culminância do projeto aconteceu em dezembro do ano passado, com a apresentação do espetáculo “Around the world”, o que proporcionou aos convidados uma fantástica viagem aos países estudados ao longo do ano. O projeto enriqueceu o trabalho pedagógico e a participação das famílias foi fundamental para agregar mais conhecimento às etapas que surgiam, possibilitando uma aprendizagem significativa aos alunos que foram os protagonistas na construção dos conhecimentos na escrita, linguagem oral e na expressão.
A viagem, que começou com a viagem dos brasileirinhos que percorrem todos os países e suas culturas, seguiu para o Japão, a “Terra do Sol Nascente”, o que levantou a plateia com seus samurais e belas gueixas. A viagem continuou no continente africano, que trouxe ao palco a energia marcada e cores vibrantes. Chegou-se à Índia com toda alegria e cultura fascinante, deixando o momento mágico.
Ao chegar à França, os alunos mostraram uma cultura belíssima, apresentando o cancan, o que arrancou aplausos da plateia. O cenário musical vibrante dos Estados Unidades e a Irlanda com toda sua qualidade de vida também foram visitados. A parada final foi o Brasil, onde o samba de gafieira e o frevo ganharam destaque.
O espetáculo foi encerrado com a música “We Are the Word”, cantada pelo coral dos alunos do Fundamental I e com a participação especial dos pais, que da plateia abrilhantaram a apresentação.
Saiba Mais
- Governo iniciará distribuição de absorventes para estudantes hoje (15)
- Mais de 101 mil escolas serão atendidas por programa de inovação
- Expectativa de alunos é de melhor rendimento com retorno de aulas
- Escolas de São Luís recebem atividades educativas de trânsito
- Deputado critica situação da educação em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.