Escolas de São Luís recebem atividades educativas de trânsito
Ação acontece por meio do "Espetáculo dos Mascotes e a Mágica do Trânsito", que levou a alunos, professores e coordenadores orientações sobre como transitar nas ruas da cidade com segurança
São Luís - As ações de educação para o trânsito nas escolas da rede pública de ensino de São Luís foram retomadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). As atividades se iniciaram pela Unidade de Educação Básica Miguel Lins, localizada no bairro Ipase de Baixo. Por meio do projeto “Espetáculo dos Mascotes e a Mágica do Trânsito”, o órgão levou para os alunos, professores e coordenadores orientações sobre como transitar nas ruas da cidade com segurança, respeitando a sinalização de trânsito e valorizando a vida.
Para o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura nas escolas contribui para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis, agregando à educação desses alunos valores e posturas importantes para a conquista de um trânsito mais seguro e solidário. “Uma criança bem informada, ciente do que é certo e errado, acaba exercendo uma função de agente multiplicador, pois sabemos que as orientações repassadas chegarão até as suas casas e famílias”, disse o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro.
O projeto, que é desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, integra uma série de ações executadas pela Prefeitura com o objetivo de informar, conscientizar, sensibilizar e, principalmente, educar a população sobre as leis de trânsito e de como atitudes responsáveis impactam, de forma significativa, na diminuição dos índices de acidentes.
Continua após a publicidade..
De acordo com a coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica Miguel Lins, Nanci Mendes, o trabalho realizado pela SMTT reforça, ainda mais, e de uma maneira mais lúdica e didática, o conteúdo já trabalhado dentro das salas de aula. "Por mais que a unidade já estimule essa consciência nos estudantes, é fundamental ter aqui na escola a presença do órgão que cuida e organiza o trânsito da nossa cidade”, disse a coordenadora.
Ações
Além do projeto desenvolvido nas escolas de São Luís, a SMTT também realiza ações diárias de educação para o trânsito com diversos temas, por meio da Coetran Itinerante. Ao longo desta semana, por exemplo, o órgão levou orientações para os usuários do transporte coletivo sobre o respeito aos assentos preferenciais dos coletivos. A ação foi realizada dentro dos Terminais de Integração da capital.
Com o “AtitudEduca”, a SMTT também tem destinado ações de conscientização aos motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte urbano, capacitando esses profissionais a fim de agregar melhorias ao atendimento ofertado aos passageiros, principalmente, àqueles que precisam de um atendimento mais humanizado, como é o caso dos idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Saiba Mais
- Governo iniciará distribuição de absorventes para estudantes hoje (15)
- Mais de 101 mil escolas serão atendidas por programa de inovação
- Expectativa de alunos é de melhor rendimento com retorno de aulas
- Deputado critica situação da educação em São Luís
- MEC anuncia medidas para Educação Profissional e Tecnológica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades