Expedição

Rally da Safra 2017 avaliará lavouras de soja e milho na região Sul do Maranhão

Técnicos que integram a equipe 8 da principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, organizada pela Agroconsult, estarão no mês de março percorrendo regiões produtoras no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Técnicos avaliam plantação de soja na região produtora de Balsas em edição anterior do Rally da Safra (rally da safra)

MARANHÃO - A organização do Rally da Safra 2007, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, definiu para o mês de março a avaliação da produção de soja e milho na região Sul do Maranhão. A equipe 8, será a responsável por esse trabalho, que se estende ainda pelos outros três estados que integram o Matopiba – Tocantins, Piauí e Bahia.

De acordo com o cronograma, a expedição percorrerá a região do Matopiba no período de 18 a 24 de março. No Maranhão, os técnicos do Rally da Safra visitarão lavouras na região de Balsas, maior produtora de grãos no estado.

Na edição do ano passado, a organização do evento apresentou como resultado que o Maranhão plantou uma área de 700 mil hectares de soja, para uma produtividade de 37 kg/hectare e produção de 1,6 milhão de toneladas.

Nesta 14ª edição do Rally da Safra, mais de 1.000 lavouras serão avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 85% da área de produção de milho safrinha.

Nas regiões produtoras visitadas, os técnicos verificarão o potencial produtivo das lavouras, participação de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo e pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados. Também realizam entrevistas com produtores.

A largada do Rally da Safra 2017 foi dia 16 deste mês, na região Médio-Norte do Mato Grosso. Segundo projeções pré-Rally da Agroconsult, organizadora do projeto, o maior estado produtor nacional de soja deverá colher uma safra de 30,2 milhões de toneladas, volume 13% maior se comparado com a safra passada. A área plantada deverá crescer 4%, chegando a 9,5 milhões de hectares.

No Brasil, a estimativa, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, volume 8,5% maior em relação à safra passada. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, o que significa um desempenho 5,9% maior sobre 2015/16. “Esperamos uma boa safra, principalmente no Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores que no ano passado”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição.

Assim como em anos anteriores, a influência do clima deve pautar o desenvolvimento das lavouras de soja no país. De maneira geral, a expectativa é de uma safra melhor em relação à 2015/16. Até o momento, os produtores têm reportado clima favorável e com grande potencial de recuperação de produtividades.

Mais

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. Projeto pioneiro no país, que teve início em 2004, é o único levantamento de safra técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho.

Números

1.000

Lavouras de soja e milho serão avaliadas pelas equipes do Rally da Safra 2017 em 12 estados

104,4

Milhões de toneladas de soja deverão ser colhidas este ano, volume 8,5% maior que a safra passada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.