Primeiro banho de mar de 2017

Povo “cura” ressaca na orla de São Luís

Mesmo com as restrições de impureza de trechos em área de banho, muita gente procurou as praias desde cedo no primeiro dia do ano

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Grupo vinde de Buriticupu para as festas amanheceu na Ponta d’Areia (Povo ¿cura¿ ressaca na orla de São Luís)

A “cura” para a ressaca da festa de Ano Novo foi a prioridade de muita gente no primeiro dia de 2017. As praias de São Luís apresentaram ontem (1º) grande fluxo de frequentadores, mesmo com as restrições feitas pelo Governo do Maranhão de que alguns trechos da orla da Grande Ilha estão poluídos.

Às 8h, as praias da Ponta d´Areia e do Caolho já registravam boa movimentação de pessoas. Quem estava na orla neste horário aproveitou para se expor ao sol ou curtir a brisa marítima. “Eu adoro vir à praia no primeiro dia do ano. Faz parte da tradição e também para repor as energias para encarar os dias que vem pela frente”, disse a contadora Lucy Souza.

Outras pessoas se deslocaram até as praias em grupos. Alguns deles vieram do interior do Maranhão e de outros estados. Um destes era composto por 30 pessoas das cidades maranhenses de Buriticupu, Rosário e também do município de Goiânia (GO). “Foi a primeira vez que a gente se organizou para passar o primeiro dia do ano curtindo uma praia. Está maravilhoso”, disse Valquíria Lago, organizadora do grupo.

Já os membros de um grupo da capital maranhense que passou a noite de Ano Novo acampado na praia do Caolho aproveitaram a primeira manhã de 2017 para minimizar os efeitos da noite anterior. “Um banho de mar e um bom descanso na rede armada aqui não fazem mal para ninguém”, disse o funcionário público João Carlos Alencar, que passou o Réveillon pela primeira vez acampado na praia.

Caldo

Uma das “pedidas” para passar os efeitos da ressaca foi a ingestão de caldos oferecidos por diferentes vendedores ao longo da avenida Litorânea, na manhã de ontem. A banca do Ronaldo Alves, que ofereceu caldos de frango e ovos, foi uma das mais procuradas. “Já vendi pelo menos trinta copos e a manhã está somente começando”, disse.

Já os clientes do caldo elogiavam o produto. “Realmente feito assim, quentinho, cura qualquer ressaca. Até que eu não exagerei tanto ontem [sábado], mas para curtir o domingo de praia, nada melhor do que um caldo como este”, disse o agente de saúde Reginaldo Carlos.

Exercícios físicos

Se por um lado, muitas pessoas estiveram na praia para apenas ficar deitado e esperar o tempo passar, outras aproveitaram o primeiro dia do ano para pôr os exercícios físicos em ordem. A bancária Rosilene Costa fez uma caminhada de aproximadamente três quilômetros na avenida Litorânea. “Eu tenho esta preocupação com a parte física e no domingo eu aproveito para readequar a parte física e começar a semana bem”, afirmou.

Ponta d´Areia

Devido à maré alta, a faixa de areia na praia da Ponta d´Areia esteve indisponível. Mesmo assim e apesar dos avisos de impureza das águas, muitas pessoas tomaram banho no mar na manhã de ontem (1º).

Frase

“Eu adoro vir à praia no primeiro dia do ano. Faz parte da tradição e também para repor as energias para encarar os dias que vem pela frente”

Lucy Souza, contadora

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.