Ocupação

Direção da UFMA e a do IFMA garantem realização do Enem

Seletivo deverá ocorrer em São Luís, mesmo com a ocupação por estudantes dos prédios administrados pelas instituições em protesto contra a PEC 241; MEC deu prazo até ontem para manifestantes saírem dos prédios ocupados

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Prédio do CCSo da UFMA, na capital, até ontem estava ocupado por estudantes (Prédio ocupado na UFMA)

A direção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) garantiram ontem, de forma oficial, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado, 5, e domingo, 6, apesar da ocupação de prédios administrados pelas instituições de ensino. Em contrapartida, lideranças dos movimentos estudantis informaram a O Estado que as mobilizações continuarão por tempo indeterminado.
O Ministério da Educação (MEC), por meio de sua assessoria-geral, informou que os estudantes teriam até ontem para desocupar os prédios, sob risco de que, caso houvesse a necessidade de remarcação das provas, as lideranças dos movimentos estudantis arcariam com os novos custos de aplicação. Apesar disto, até o fechamento desta edição, os campi do Monte Castelo do IFMA e do Centro Histórico – além dos campi da instituição em Açailândia e Pinheiro – permaneciam ocupados.
De acordo com a direção doIFMA, destes quatro prédios, dois deverão ser locais de realização de provas (campus Monte Castelo e campus de Pinheiro). No campus Monte Castelo, ainda segundo a assessoria do IFMA, serão usadas instalações de um prédio novo que abrigou no domingo, 30, seções eleitorais.
Já em Pinheiro, ainda segundo o IFMA, as salas de aula que não foram ocupadas por alunos deverão receber estudantes para o exame. Na UFMA, devido ao Enem, a ocupação do Centro de Ciências Humanas (CCH) do Campus Dom Delgado (campus do Bacanga) e do Colégio Universitário foi suspensa e deverá ser retomada na semana que vem.
Ainda segundo a assessoria da UFMA, o Centro Pedagógico Paulo Freire sediará as provas do Enem deste ano. No Centro de Ciências Sociais (CCSo), apesar da ocupação pelos estudantes, a direção do prédio informou a O Estado que conversará com os alunos para que haja condições de realização das provas. De acordo com a direção da instituição, o campus de Chapadinha também foi ocupado por estudantes. No entanto, não haverá prejuízos para a realização do Enem no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.