COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Fraterno encontro entre Lula e Sarney

E mais: Festança na reta final

PH

DESTAQUE de Capa da edição do PH Revista deste fim de semana, o encontro recente do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-presidente José Sarney, em visita de amizade que o atual Chefe da Nação fez ao líder político maranhense, em sua casa no Lago Sul, em Brasília

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA 

Bibi, uma vida em musical…1

Quem foi ao Teatro Arthur Azevedo, na noite de ontem, para assistir à estreia da curta temporada em São Luís do espetáculo ‘Bibi, uma vida em musical’, saiu de lá no mais absoluto estado de graça.

Muitos, aproveitaram a noite com a lua ainda cheia e foram curtir esse outro espetáculo nos restaurantes e bares à beira-mar.

O belíssimo espetáculo que faz uma nova turnê por cinco cidades do Brasil e incluiu São Luís no roteiro, retorna aos palcos para celebrar o centenário de Bibi Ferreira, uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos.

Bibi, uma vida em musical…2

Em Bibi, Uma Vida Em Musical, a história familiar, profissional e amorosa da artista se enredam. A formação em música, dança e línguas estrangeiras foi estimulada pela mãe Aida Izquierdo, bailarina espanhola.

A estreia profissional no teatro, aos 19 anos, foi pela mão do pai, o ator Procópio Ferreira, em papel escrito por ele para a filha. Assim, o musical percorre todas as fases da vida de Bibi, da escolha do seu nome, sua preparação para os palcos, os espetáculos musicais como os inesquecíveis ‘Gota d’Água’, de Paulo Pontes e Chico Buarque, que este Repórter aplaudiu no Teatro Galpão, no Rio, a convite da atriz e cantora, ‘My Fair Lady’, ‘Alô Dolly’ e ‘Piaf, a Vida de Uma Estrela da Canção’, seus casamentos, o nascimento da filha única, Tina Ferreira, as viagens para Portugal e Inglaterra a trabalho, a homenagem da escola de samba Viradouro até sua chegada a um teatro da Broadway, aos 90 anos.

Bibi, uma vida em musical…3

O musical celebra ainda o legado de Artur Xexéo, que partiu em 2021. Um dos maiores jornalistas brasileiros, autor de espetáculos como ‘Cartola – O Mundo é um Moinho’, ‘Eu Não Posso Lembrar Que Te Amei – Dalva e Herivelto’, ‘Hebe, o Musical’, era fã confesso e avaliou a importância de Bibi Ferreira na profissionalização do ator no Brasil, em relação ao seu ofício.

Em Bibi, uma Vida em Musical, a atriz Amanda Acosta fala, gesticula e caminha como Bibi Ferreira. Também impressiona na pele da homenageada ao soltar a voz em Gota d’Água, Non, Je Ne Regrette Rien e New York, New York. É através de uma composição interiorizada, no entanto, que a intérprete encontra a alma da personagem ao apresentá-la da adolescência aos dias atuais.

Bibi, uma vida em musical…4

Com um farto material nas mãos, os autores Artur Xexéo e Luanna Guimarães humanizaram a diva, explorando inseguranças artísticas e conflitos pessoais, como suporte para contar a biografia que atravessa quase um século do teatro brasileiro. A ambientação circense, que serve de fio condutor, equilibra a montagem e torna mais leves momentos densos como o flerte da artista com o engajamento político.

Destaques do numeroso elenco coadjuvante, Chris Penna personifica o ator Procópio Ferreira e Guilheme Logullo compõe um sedutor Paulo Pontes, dramaturgo e um dos maridos de Bibi. Direção cênica de Tadeu Aguiar e musical de Tony Lucchesi (180min, com intervalo), estreou em 4/5/2018.

Bibi, uma vida em musical…5

Na estreia do espetáculo em São Luís, o elenco de Bibi, uma vida em musical prestou uma carinhosa homenagem para Ana Karin Andrade e seu irmão Emerson, que em São Paulo deram grande apoio à produção do espetáculo.

O grupo “Mulheres Solidárias”, presidido por Ana Karin, deu grande apoio à produção.

O Repórter PH entre Ana Karin Andrade e a cantora maranhense Sandra Duailibe, na estreia de “Bibi, uma vida em musical”, no Teatro Arthur Azevedo

Festança na reta final

Estamos na reta final de produção da Festança de Maio em Noite de Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, próxima quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Tudo indica que será o maior, mais charmoso e elegante evento social desta temporada no Maranhão.

O baile deste ano, será mais descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do mega espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras de bumba-meu-boi nesse período em São Luís.

Festança na reta final...2

A Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados nesse período pela Coluna PH e o PH Revista.

A exemplo do que acontece nos icônicos bailes da Vogue, em São Paulo, a produção está sugerindo às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala, adereços das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando camisa social preta (de manga comprida), ou blazer preto ou azul marinho.

Semana da Festança...3

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala continuam sendo feitos, por telefone, pela organizadora de nossa lista de convidados, Teresa Martins, que deve concluir essa tarefa neste fim de semana.

As confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas ainda neste fim de semana, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

Como inesquecíveis serão as surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

Isabella com o marido Benedito Ubaldo Silva e o amigo da família. José Luís Maciel. Como sempre acontece, os dois empresários estão dando total apoio de transporte à Festança de Maio em Noite de Gala

Arroz e importação

Em resposta a questionamento feito por alguns políticos, a Companhia Nacional de Abastecimento confirmou que o governo federal decidiu manter a compra de um milhão de toneladas de arroz do Paraguai e Uruguai. Na primeira leva serão 300 mil toneladas.

Diante da urgência provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul – Estado que responde por 80% da produção nacional –, o governo brasileiro anunciou também que irá diversificar as fontes de importação e não descarta a negociação com países como a China.

A medida é importante para reduzir a pressão sobre o mercado interno, garantir o abastecimento de arroz e evitar a especulação dos produtores do Sul.

Com a manutenção da compra, o governo demonstra preocupação em estabilizar os preços e garantir segurança alimentar.

Em vários estados, incluindo o Maranhão, os preços foram reajustados e há casos de mercados racionando o produto.   

Agricultura e movimento

Continua após a publicidade..

Cerca de dez mil agricultores de todo o País estão em Brasília reivindicando mais recursos para a agricultura familiar e melhoria nas condições de produção no campo.

É a 24ª edição do Grito de Terra Brasil, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Federações e Sindicatos.

A pauta de reivindicações, que inclui a ampliação do orçamento e solução de questões emergenciais, foi entregue ao presidente Lula em abril deste ano. De acordo com a coordenação nacional da Confederação, o atual modelo de agricultura brasileira é conservador, parcial, excludente e ecologicamente insustentável.

DE RELANCE

Arraial do Sesc 2024

Os tambores já estão aquecidos para o Arraial do Sesc 2024. O Balaio de Sotaques está chegando ao som do batuque e tradições maranhenses com uma diversificada programação que exalta e fortalece a singularidade da cultura popular maranhense.

Realizado pelo Sesc Maranhão, entidade que integra o Sistema Fecomércio, este ano a festa junina acontecerá simultaneamente nas Unidades Sesc Deodoro e Sesc Turismo nos dias 20, 21 e 22 de junho e no Sesc Comunidade Raposa no dia 23 de junho.

Sesc Som do Mará...2

O Arraial do Sesc reverencia e celebra todas as manifestações folclóricas, artísticas e culturais do nosso estado, levando alegria e diversão ao público em geral.

Acontece na próxima quinta, dia 23 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Sesc, a abertura do Palco Sesc Som do Mará, projeto realizado pelo multi-instrumentista Chiquinho França em parceria com o Sesc Maranhão.

A agenda do projeto prevê 21 apresentações gratuitas em shoppings e escolas públicas da região metropolitana de São Luís e Imperatriz, que contarão com a participação de grandes nomes da música maranhense como Flávia Bittencourt, Adriana Bosaipo, Mana Borges, além do próprio Chiquinho França.

Sesc Som do Mará...3

O projeto Palco Sesc Som Mará surge como forma de difusão e fomento da música produzida no Maranhão.

Acreditando que para além das etapas de criação e produção musical é necessário pensar no investimento em processos de educação musical, oportunizando que a música chegue a todos os públicos, de todas as gerações.

E assim, buscando maior acessibilidade e democratização ao acesso à música produzida no Maranhão, serão realizados circuitos musicais contemplando artistas locais, em escolas da rede pública, empresas, instituições e unidades do Sesc na grande São Luís e na cidade de Imperatriz.

Sesc Som do Mará...4

Além dos concertos, acontecerão ações mediadas como debates, pesquisas, produções criativas dos alunos das escolas contempladas na programação e audições musicais, com apoio de material educativo impresso e digital.

O Sesc , atento ao cenário musical e às demandas sociais e coletivas, vindas de representantes do segmento, investe em projetos musicais à exemplo do Palco Sesc Som Mará, buscando fortalecer a cadeia produtiva da música maranhense. Além disso, por entender que educação e cultura estão lado a lado, o projeto busca incentivar processos formativos com públicos preferenciais da instituição: trabalhadores do comércio e seus familiares, estudantes e comunidade que não têm acesso frequente a shows e concertos com músicos profissionais.

Cantadores no Samba do Pinto

Os cantadores Ribinha de Maracanã, do Boi de Maracanã, e Marcos da Maioba, do Boi da Maioba, também são convidados especiais da festa Arraiá do Samba do Pinto, que acontece na tarde/noite deste sábado, no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, Centro Histórico de São Luís.

O evento contará com a presença do Boi de Nina Rodrigues, sotaque de orquestra, Os Parças, Samba da Tamarineira, Argumento e Bruno Shinoda.

Recursos para municípios

O Governo do Estado do Maranhão celebrou um acordo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) no valor de aproximadamente R$ 133 milhões.

Os recursos são provenientes de reparações do Governo Federal aos estados devido às mudanças na política do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), a partir da Lei Complementar 192/2022.

Segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz), as alterações impostas pela Lei Complementar causaram reduções estruturais nos orçamentos estaduais e municipais, retirando aproximadamente R$ 100 bilhões da arrecadação de ICMS por exercício fiscal.

O empresário Reges Fialho, que hoje vive recolhido em seu apartamento na Península da Ponta d´Areia, para tratamento de saúde, está comemorando hoje 84 anos e recebeu a visita do seu irmão Ernandes Fialho, que há quase meio século mora nos Estados Unidos. Na foto, os dois com a irmã Graça Fialho

Para escrever na pedra:

Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz”. De Buda.

 TRIVIAL VARIADO

Impostos - Arrecadação federal tem o melhor início de ano desde 1995 e atingiu R$ 886,642 bilhões nos quatro primeiros meses de 2024.

Sediada em São Luís do Maranhão, a CMPC Industrial contrata soldador (a) com experiência em aço carbono e aço inoxidável e que domine ainda as técnicas: TIG, MIG, MAG, eletrodo revestido, arame tubular e grafitagem.

Em tempo: para se candidatar, os interessados deverão enviar currículo para o e-mail: recrutamento@cmpcindustrial.com.br. A empresa atua com responsabilidade social e ambiental em projetos Capex e Paradas de Manutenção.

Já está circulando o “Save the date” de 8 de agosto deste ano para o casamento de Lucas Lobão e Fernanda Rocha.

Justiça concede divórcio a Ana Hickmann e nega pensão a Alexandre Correa. O ex-marido da apresentadora pedia R$ 42 mil de pensão para ela. O pedido de divórcio foi feito baseado na Lei Maria da Penha.

Quase 6 milhões de crianças e adolescentes são maioria entre não vacinados contra covid-19, mostram dados da PNAD Contínua, do IBGE.

Atrasados - Um em cada quatro brasileiros ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda. Prazo termina na próxima sexta-feira, dia 31 de maio.

Presença de grande charme na cidade, para rever parentes e amigos, a cantora maranhense Sandra Duailibe tem circulado pelos lugares da moda.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.