Rio Anil sem ônibus

Comunidade Rio Anil está sem linha de ônibus

Linha de transporte coletivo que servia a localidade teve itinerário mudado e sem aviso aos usuários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Ônibus da Vila Palmeira deixou de circular nas ruas do Rio Anil (Ônibus)

Moradores da comunidade Rio Anil, localizada entre os bairros Vila Palmeira e Bequimão, reclamam da mudança do itinerário das duas linhas de ônibus que atendiam à localidade. A mudança ocorreu na sexta-feira, dia 23, e sem aviso prévio. Agora os usuários do transporte coletivo precisam caminhar até o ponto final das linhas do bairro Vila Palmeira para pegar o transporte. Insatisfeitos, eles cobram o retorno do trajeto feito pelas linhas e ameaçam fazer uma manifestação se não tiverem a reivindicação atendida.

A comunidade Rio Anil não têm uma linha de ônibus própria, por isso os moradores utilizam as linhas que atendem aos dois bairros dos quais são vizinhos, Bequimão – cujas linhas são Bequimão/Ipase e Bequimão/São Francisco - e Vila Palmeira – cujas linhas são Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar. As linhas do bairro Bequimão circulam pelo Ipase, Alemanha e São Francisco, por isso, quem mora no Rio Anil e precisava se descolar para áreas como Jordoa, João Paulo e adjacências utilizava as linhas da Vila Palmeira, que até a sexta-feira circulavam até as ruas da comunidade.

Mas com a mudança no itinerário agora os moradores precisam andar até o ponto final da Vila Palmeira, na Rua Eucalipto. “Antes, os dois ônibus da Vila Palmeira saiam do ponto final, vinham até as ruas do Rio Anil e voltavam para a Vila Palmeira para seguirem o restante do seu itinerário. Agora, eles descem só até o ponto final do Bequimão, que fica bem perto do ponto final da Vila Palmeira, fazem o retorno e vão embora”, reclama a dona de casa Maria Francisca Ribeiro, que mora na Rua 12 do Rio Anil, uma das quais passavam os ônibus das linhas da Vila Palmeira.

Quem também está insatisfeita com a mudança de itinerário das linhas Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar é o comerciante Janilson dos Santos. “Era mais fácil para a gente quando as linhas passavam por aqui. Eles mudaram e nem avisaram aos moradores e à noite fica perigoso porque o trecho entre o ponto final da Vila Palmeira e Bequimão é bastante perigoso por causa dos assaltos”, afirmou.

A mudança, segundo os moradores, teria ocorrido após a troca da empresa de transporte que opera as linhas Vila Palmeira/Deodoro e Vila Palmeira/Beira-Mar. Antes, era a Viação Primor que atendia a área. Agora, é a Expresso Solemar. O Estado procurou o fiscal da empresa no ponto final das duas linhas, mas ele disse não estar autorizado a dar qualquer informação. Apenas disse que as linhas estão seguindo o percurso determinado e que não está havendo transtornos para os usuários da área.

A gestão do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís é de responsabilidade de Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que entre outras atribuições tem o poder de determinar o itinerário das linhas de ônibus bem como a criação ou extinção das linhas. O Estado entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.