SÃO LUÍS - O litoral de São Luís e São José de Ribamar, no Maranhão, apresenta 19 pontos impróprios para banho. Apenas dois - a praia de São Marcos, no trecho em frente aos Bares do Chef e Marlene’s; e praia do Meio, em frente ao bar do Capiau - foram considerados favoráveis para banhistas. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e foram colhidos no período de 3 a 17 desse mês.
A análise levou em consideração os níveis da bactéria enterococos presente na água. O microrganismo se caracteriza pela alta tolerância a condições adversas de crescimento. A maioria das espécies estão presentes nas fezes humanas.
Para a análise, foram colhidas amostras em 21 locais diferentes. A Praia do Meio, em São Luís, foi o único ponto considerado em condições para recreação. E a Praia de São Marcos, também na ilha, pode ser liberada nas próximas semanas, caso mantenha estáveis os níveis da bactéria.
Alguns locais como a região do Forte Santo Antonio e da Praça de Apoio ao Banhista, na Ponta D'Areia apresentaram valores de enterococos em desacordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente em 100% das amostras analisadas.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, estes pontos estão sendo investigados pelo Laboratório de Análises em ação conjunta com outros órgãos de governo. Os responsáveis serão notificados.
Saiba Mais
- Praias da Grande São Luís continuam 100% impróprias para o banho
- Praias de São Luís e São José de Ribamar são péssimas, afirma levantamento
- Aumenta o número de trechos impróprios para banho nas praias de SL
- Esgoto volta a poluir praia de São Luís
- Praias da Grande Ilha continuam impróprias para banho, diz laudo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades