Empreendedorismo

Ações do Sebrae incentivam o empreendedorismo

Viana é a cidade beneficiada, e por ser uma das mais antigas do estado, e tem no comércio a sua base

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Igreja da Matriz de Viana, a 4ª cidade mais antiga do estado, localizada na Baixada Maranhense (Igreja)

Viana - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) comemora o resultado das ações realizadas com os empreendedores locais, principalmente do setor do comércio, que é a principal atividade econômica do município de Viana.

Segundo dados do Empresômetro das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o número de empresas locais formalizadas no município é de 1.454, das quais 92,7% - 1.348 empreendimentos – são micro ou pequenas empresas e 986 desse total são microempresas que desenvolvem a atividade do comércio.

No que se refere ao número de Microempreendedores Individuais (MEIs) legalizados, atualmente Viana tem 406 empreendedores nessa categoria.

Os empreendedores do município são atendidos pela regional do Sebrae em Santa Inês, por meio do projeto Atendimento Territorial na Regional de Santa Inês.

A Sala do Empreendedor, inaugurada em 2014, tem facilitado o levantamento de demandas e com isso o Sebrae tem atuado de forma intensa entre os comerciantes de pequenos negócios, sempre em parceria com a Associação Comercial e a Prefeitura.

As ações são desenvolvidas com empresários dos setores do Comércio e de Serviços, além dos empreendedores rurais da piscicultura, que tem recebido atendimento pelo Sebrae por meio da realização de palestras, treinamentos, orientação empresarial e consultoria.

Para o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, o resultado do trabalho desenvolvido no município tem sido satisfatório. “Viana é um dos municípios que respondem muito bem as ações do Sebrae, temos uma parceria sólida com a prefeitura e com a Associação Comercial que estão sempre solicitando capacitações, assim como a Sala do Empreendedor que é o suporte direto dos empreendedores de pequenos negócios”, concluiu.

História

Viana é a quarta cidade mais antiga do estado, localizada na Baixada Maranhense, e tem população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 50.257 habitantes, distribuídos em 1.162 quilômetros quadrados de área.

Na sua arquitetura antiga ainda é possível encontrar casarões com azulejos de porcelana portuguesa legítima e mansões da colônia portuguesa que desbravaram a localidade juntamente com os jesuítas.

O Sebrae reuniu, recentemente, representantes dos municípios de Viana, Penalva, Cajari, Arari e São Bento, para debater a realização do I Seminário de Potencialidades Turísticas e Empreendedoras na Região dos Campos e Lagos que será realizado no dia 10 de agosto.

O encontro será um convite para rediscutir as potencialidades, bem como as formas de produzir, aprender e reinventar as práticas na Região dos Campos e Lagos frente aos desafios modernos de desenvolvimento social, econômico e sustentável das famílias.

Mais

Agritec vai repercutir

Outro evento de grande repercussão para a Região dos Lagos, e que tem a parceria do Sebrae será a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), prevista para o mês de setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.